MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. PEC que torna vaquejada constitucional é aprovada em 2º turno na Câmara
Aprovada

PEC que torna vaquejada constitucional é aprovada em 2º turno na Câmara

Texto segue para promulgação pelo Congresso.

Da Redação

quinta-feira, 1 de junho de 2017

Atualizado às 11:15

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira, 31, em segundo turno, a chamada PEC da Vaquejada (304/17), que acaba com os entraves jurídicos para a realização dessa atividade no Brasil. A vaquejada é prática na qual dois vaqueiros montados a cavalo têm de derrubar um boi, puxando-o pelo rabo.

A PEC, que segue agora para a promulgação pela Mesa do Congresso Nacional, altera a Constituição para deixar claro que não são consideradas cruéis as práticas desportivas que utilizem animais e sejam registradas como manifestações do patrimônio cultural brasileiro.

A maioria dos deputados apoiou a PEC, que foi aprovada com 373 votos favoráveis e 50 contrários, além de 6 abstenções.

Para o deputado Alessandro Molon, que chegou a propor a retirada de pauta da proposta, a PEC tenta tratar como uma questão cultural uma prática que gera sofrimento aos animais. Por outro lado, o deputado Efraim Filho defendeu a importância cultural da vaquejada e destacou que, ao longo dos anos, a prática evoluiu para proteger os animais.

STF

Em outubro do ano passado, o Supremo julgou inconstitucional a vaquejada por submeter os animais à crueldade. A ADIn, acatada por 6 votos a 5, foi proposta pelo procurador-Geral da República contra a lei 15.299/13, do estado do Ceará, que regulamenta a vaquejada como prática desportiva e cultural no estado.

Para o relator da ação, ministro Marco Aurélio, a prática teria "crueldade intrínseca" e o dever de proteção ao meio ambiente previsto na CF se sobrepõe aos valores culturais da atividade desportiva.

Durante a votação em primeiro turno, o relator da PEC na comissão especial, deputado Paulo Azi, rebateu a tese do STF. Para Azi, se a vaquejada fosse banida, além da cultura de um povo, teria prejuízo injustificável para toda uma cadeia produtiva, condenando cidades e microrregiões ao vazio da noite para o dia.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas