MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Lançamento da 6ª edição do "Manual de Redação Jurídica"
Nova edição

Lançamento da 6ª edição do "Manual de Redação Jurídica"

Acaba de sair do prelo a tão esperada 6ª edição do "Manual de Redação Jurídica", de autoria do professor e colunista migalheiro José Maria da Costa.

Da Redação

segunda-feira, 12 de junho de 2017

Atualizado às 09:08

Acaba de sair do prelo a tão esperada 6ª edição do "Manual de Redação Jurídica", de autoria do professor e colunista migalheiro José Maria da Costa. Aprimorado, o trabalho chega aos leitores revisado e ampliado por centenas de novos e interessantes verbetes, direcionados, principalmente, a elucidar dúvidas sobre a nova sistemática de grafia em vigor na língua portuguesa.



"Após sucessivas tiragens da 5ª edição - a primeira após o Acordo Ortográfico de 2008 - e isso para fazer frente à generosa aceitação dos leitores, era forçoso, num primeiro aspecto, revisá-la, para que fosse escoimada de pequenos erros e fosse aprimorada para também atender às necessidades surgidas com a nova sistemática do idioma.

Além disso, era preciso dar vazão às centenas de interessantes dúvidas trazidas por atentos leitores em diálogo com este autor, por via da coluna Gramatigalhas, publicada semanalmente no jornal eletrônico Migalhas.

O resultado é esta 6ª edição, que vem, assim, revisada e ampliada por centenas de novos e interessantes verbetes, boa parte direcionada a elucidar dúvidas sobre a nova sistemática de grafia em vigor na língua portuguesa.

Com a satisfação do dever cumprido e com a alegria de estar contribuindo com o aperfeiçoamento do idioma é que se traz a lume esta nova edição
". O autor

__________

"Data de um século a reclamação de Rui Barbosa: "A vida parlamentar, a administração e o jornalismo têm sido, em toda a parte (quanto mais entre nós!), os mais poderosos corruptores da língua e do bom gosto".

Contra esses maus tratos da linguagem engajou-se um exército de estudiosos e vernaculistas cuja patriótica ação se tem desenvolvido até nossos dias, com efetivos esforços - a que não têm faltado certo exagero e até certo despreparo - no sentido de preservar as excelências e galas da língua portuguesa.

A essa grei de vernaculistas se veio juntar José Maria da Costa com o Manual de Redação Jurídica trasladando para o livro sua enorme experiência de professor de Língua Portuguesa e Língua Latina a alunos de todos os graus de ensino, com especial atenção aos da área do Direito.

Trata o Manual, em ordem alfabética, de numerosas questões de linguagem, cujo emprego tem suscitado dúvidas a quantos se preocupam em falar e escrever com coerência, correção e adequação. Auscultando a opinião de filólogos, gramáticos, vernaculistas e profissionais do Direito, José Maria da Costa soube, com segurança, construir uma obra de extraordinária utilidade, como comprova a aceitação do público, que já demanda uma nova edição. E outras virão, certamente
". Evanildo Bechara, membro da Academia Brasileira de Letras (Da Apresentação)

__________