MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Candidato é reclassificado em concurso após Judiciário reconhecer nulidade de questões
TJ/SC

Candidato é reclassificado em concurso após Judiciário reconhecer nulidade de questões

Alguns questionamentos estavam dissociados dos pontos do edital.

Da Redação

terça-feira, 8 de agosto de 2017

Atualizado em 7 de agosto de 2017 16:13

A 1ª câmara de Direito Público do TJ/SC acolheu recurso de candidato a vaga de delegado de polícia e reconheceu a nulidade de duas questões e de um tópico do quesito de fundamentação jurídica da peça profissional do concurso. A decisão também determinou a atribuição de pontos prevista no edital e a reclassificação do autor, com observância dos critérios de desempate.

O processo tratou do concurso público objeto do edital 1/14, da Secretaria de Segurança Pública do Estado, realizado pela Academia de Polícia Civil de Santa Catarina - Acadepol. Após sentença de improcedência, o autor apelou e defendeu a possibilidade de o Poder Judiciário emitir pronunciamento em verificação de erros manifestos em provas de certames públicos. Ele ressaltou, ainda, a formulação de questionamentos dissociados dos pontos do edital, razão pela qual não poderiam ter sido exigidos.

Relator da matéria, o desembargador Luiz Fernando Boller apontou que "se no instrumento convocatório não se indicaram as fontes que poderiam servir de base à resposta exigida na correção da prova, extrapolou-se o limite da matéria, o que fere o princípio da legalidade e da vinculação do edital ao certame".

O magistrado acrescentou que o apelado deverá revisar a contagem de pontos da peça profissional elaborada, considerando correta a resposta ao tópico 5 do quesito de fundamentação jurídica.

De acordo com a decisão, a jurisprudência do STJ tem entendido ser possível a intervenção do Poder Judiciário nos atos que regem os concursos públicos, principalmente em relação à observância dos princípios da legalidade e da vinculação ao edital.

Veja a íntegra da decisão.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas