MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Tecladista não consegue horas extras por viagens no ônibus de banda sertaneja
JT

Tecladista não consegue horas extras por viagens no ônibus de banda sertaneja

A decisão é da 5º turma do TST.

Da Redação

sábado, 12 de agosto de 2017

Atualizado em 9 de agosto de 2017 11:52

A 5º turma do TST absolveu um cantor sertanejo e duas empresas de produção artística de remunerar o tempo que um tecladista passava no ônibus da banda viajando para apresentações. A turma considerou as particularidades da profissão de músico para afastar a tese de que, nos deslocamentos, o instrumentista estaria à disposição do empregador.


O músico prestou serviço a cantor por mais de quatro anos e comprovou que as viagens ocorriam praticamente todas as semanas, com embarque em Goiânia, e com duração superior a 24h na maioria das vezes. A defesa, por outro lado, argumentou que o fornecimento do ônibus era apenas uma comodidade aos integrantes da banda, contratados para fazer shows em diversas cidades.

Em primeira e segunda instâncias o pedido do tecladista foi aceito. Com isso, o cantor Léo Magalhães e as produtoras foram condenadas a remunerar 22h extras por semana ao trabalhador. Para o TRT da 18ª região, apesar das viagens serem inerentes à profissão, durante os deslocamentos o instrumentista estava à disposição do empregador, sem poder usufruir períodos de descanso como quisesse.

Relator do recurso do cantor e das produtoras ao TST, o ministro Caputo Bastos entendeu que o deslocamento é consequência do cumprimento do contrato por parte do empregado em questão. "Certo que essa movimentação faz parte da atividade profissional pela qual optou, e não significa tempo à disposição do empregador", afirmou. Segundo o ministro, a duração do trabalho, no caso, compreende apenas os ensaios, a espera no local do evento e o tempo efetivo da apresentação. A decisão foi unânime.

Fonte: TST

Patrocínio

Patrocínio Migalhas