domingo, 17 de janeiro de 2021

MIGALHAS QUENTES

Publicidade

Resultado do sorteio da Obra "Ensaios em Comércio Internacional"

terça-feira, 27 de junho de 2006


Sorteio de Obra


Migalhas tem o prazer de anunciar o sorteio de um exemplar do livro "Ensaios em Comércio Internacional" (333 p.), organizado por Aluisio de Lima-Campos, gentilmente oferecido pela editora Singular.


Esta é a primeira de uma série de coletâneas de artigos sobre direito do comércio internacional a serem produzidas anualmente no âmbito do ABCI (Advogados Brasileiros para o Comércio Nacional), um grupo de discussão formado em Wasinhgton, D.C. com apoio da Embaixada do Brasil.

Os autores são todos advogados membros do ABCI. Os artigos aqui publicados cumprem um dos requisitos do ABCI para certificação desses membros. Os artigos desta coletânea destinam-se aos profissionais da área, alunos, professores, empresários e executivos ligados à importação ou exportação. Oferecem uma visão analítica sobre temas atuais de grande importância em uma área onde as fontes de informação e de conhecimento no Brasil ainda são limitadas: defesa comercial e solução de contenciosos.


"Dias após ter assumido a Embaixada em Washington, em abril de 2004, durante conversa em meu gabinete, meu colaborador, Aluisio de Lima-Campos, comentou sobre sua idéia de constituir um grupo de discussão para advogados brasileiros que se encontravam nesta capital estudando ou trabalhando na área de direito do comércio internacional. Disse-me ter sido procurado por alguns desses advogados e que todos procuravam especializar-se na área de defesa comercial. Sua idéia, disse-me, surgiu na seqüência desses encontros, após apurar que havia, pelo menos, dez profissionais brasileiros na cidade e um saudável interesse destes em participar da iniciativa.


A idéia, a meu ver, encaixava-se perfeitamente na decisão do governo brasileiro de promover a formação de um corpo especializado de advogados em comércio internacional no Brasil. Foi aqui que tive oportunidade de verificar em primeira mão a grande dependência das empresas brasileiras em firmas de advocacia norte-americanas na área de comércio internacional e da conseqüente necessidade de aprimorar os quadros profissionais brasileiros nessa especialidade. Assim, foi com entusiasmo que ofereci meu apoio à criação do grupo, que veio a ser denominado Advogados Brasileiros em Comércio Internacional (ABCI).


Tenho interagido com os participantes do ABCI em eventos ligados à área do direito internacional e em almoços periódicos que pretendo continuar promovendo na Embaixada para aprofundar o relacionamento. Tenho testemunhado nessas ocasiões o crescente preparo e a seriedade de propósito desses jovens profissionais, que, estou certo, representam hoje o que o Brasil terá a oferecer de melhor na advocacia de comércio internacional dentro de alguns anos.


O ABCI reúne-se duas vezes por mês em Washington para discutir temas do direito do comércio internacional de interesse para o Brasil. Cada participante deve fazer, pelo menos, uma apresentação e escrever um artigo a ser publicado em coletânea no fim de cada ano. A presente obra constitui o primeiro volume dessa coletânea, que muito me orgulha prefaciar." Roberto Abdenur - Embaixador

________________

Ganhador:


Héber Marques Lobato, de Montes Claros/MG



 

Por: Redação do Migalhas

Atualizado em: 21/6/2006 15:11