domingo, 29 de novembro de 2020

MIGALHAS QUENTES

Publicidade

TJ/RJ elege pela primeira vez membros do Órgão Especial

quinta-feira, 22 de junho de 2006


Eleições para o Órgão Especial


TJ/RJ elege pela primeira vez membros do Órgão Especial

 

Os desembargadores Fabrício Paulo Bagueira Bandeira Filho, Valéria Garcia da Silva Maron, Helena Goldenzon Bekhor, Cássia Medeiros, Marcus Tullius Alves, Salim José Chalub e Telma Musse Diuana são os novos integrantes do Órgão Especial, instância máxima do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. Eles foram eleitos ontem pelo Tribunal Pleno, que contou, no primeiro escrutínio, com a participação de 139 desembargadores do TJ.

 

A eleição foi realizada pela primeira vez, após critérios estabelecidos na Resolução 16, do CNJ, e em atendimento à Emenda Constitucional nº 45/2004, da Reforma do Judiciário. Dos sete desembargadores, os seis primeiros são magistrados de carreira. A desembargadora Telma Diuana, no entanto, originária do Ministério Público, ocupará a única vaga a ele destinada.

 

O desembargador Sergio Cavalieri Filho comentou que o Tribunal de Justiça do Rio nunca se opôs à eleição. "Esse Tribunal sempre disse e repetiu que não resistia e nem se opunha à eleição, mas gostaria de fazê-la dentro das regras e com ordem", afirmou Cavalieri, ao anunciar o resultado da votação.

 

Os magistrados de carreira foram eleitos no primeiro turno da eleição, que teve início ao meio-dia. O desembargador Fabrício Bandeira recebeu 102 votos; Valéria Maron, 97; Helena Bekhor, 86; Cássia Medeiros, 77; Marcus Tullius, 77; e Salim Chalub, com 73 votos. Quanto à vaga do Ministério Público, as desembargadoras Telma Diuana e Maria Henriqueta do Amaral receberam, respectivamente, 60 e 39 votos, menos dos 70 exigidos. Com isso, foi realizado segundo turno, com a participação de 119 votantes sendo eleita a desembargadora Telma Musse Diuana, com 71 votos.

 

Os desembargadores que receberam muitos votos, mas não conseguiram se eleger, serão suplentes dos eleitos. São eles: Paulo César Salomão, Paulo Gustavo Rebello Horta, Fernando Cabral, Nagib Slaib Filho, Milton Fernandes, Luiz Fernando Ribeiro de Carvalho. A suplente da desembargadora Telma Diuana é a desembargadora Maria Henriqueta, a segunda mais votada.

 

Os eleitos vão compor o Órgão Especial juntamente com os desembargadores Marcus Antonio de Souza Faver, José Lucas Moreira Alves de Brito, Manoel Carpena Amorim, Laerson Mauro, Sergio Cavalieri Filho, Luiz Eduardo Guimarães Rabello, Celso Muniz Guedes Pinto, Amaury Arruda de Souza, José Carlos Schmidt Murta Ribeiro, Sylvio Capanema de Souza, Marlan de Moraes Marinho, Roberto Wider, Paulo Roberto Leite Ventura, Mariana Pereira Nunes Feteira Gonçalves, José Pimentel Marques, Roberto de Souza Cortes, Ronald dos Santos Valladares e Newton Paulo Azevedo da Silveira.

____________

Por: Redação do Migalhas

Atualizado em: 22/6/2006 06:10