MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Professor José Rogério Cruz e Tucci lança obra sobre a vida do grande processualista Francesco Carnelutti
Lançamento

Professor José Rogério Cruz e Tucci lança obra sobre a vida do grande processualista Francesco Carnelutti

O objetivo do livro, segundo o autor, é o de provocar a imaginação a respeito da vida e da obra de Francesco Carnelutti.

Da Redação

sexta-feira, 18 de agosto de 2017

Atualizado em 17 de agosto de 2017 14:33

A Editora Migalhas acaba de lançar a obra "Francesco Carnelutti: vida e obra - contribuição para o estudo do processo civil", de autoria do professor José Rogério Cruz e Tucci.

"Francesco Carnelutti foi um scholar completo! É considerado - juntamente com Giuseppe Chiovenda - "ilMaestro", Enrico Redenti e Piero Calamandrei - um dos quatro Patres da moderna ciência processual civil italiana.

Afirmava Carnelutti, em mais de um de seus livros, que "a dogmática, numa palavra, é a busca dos princípios", e isso explica "o nexo entre a dogmática e o sistema". O maior desafio para o estudioso - conclui - "é a integração da dogmática com a clínica do direito". Especialmente aqueles mais jovens que se interessam pelo direito processual devem "ler, estudar, procurar entender as fórmulas, nas quais são definidos os conceitos indispensáveis para se conhecer teoricamente o processo, tarefa que, de fato, não é muito prazerosa. A satisfação, por certo, virá mais tarde, à época da colheita", vale dizer, no momento de escolher a estratégia e os argumentos perante o caso concreto.

(...)

O objetivo da presente pesquisa, dirigida, em particular, aos meus alunos de pós-graduação, de ontem e de hoje, é o de provocar a imaginação a respeito da vida e da obra de Francesco Carnelutti, um dos mais importantes protagonistas dentre aqueles que fincaram os fundamentos da ciência processual." Professor José Rogério Cruz e Tucci.

 

Conheça também o outro livro do professor José Rogério Cruz e Tucci - "Piero Calamandrei: vida e obra - contribuição para o estudo do processo civil". Clique aqui.

__________