MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. IAB acolhe moção de repúdio ao desembargador do TRT da 18ª região
Repúdio

IAB acolhe moção de repúdio ao desembargador do TRT da 18ª região

A aprovação aconteceu na sessão ordinária de quarta-feira, 6.

Da Redação

segunda-feira, 11 de setembro de 2017

Atualizado às 08:36

O Plenário do IAB - Instituto dos Advogados Brasileiros acolheu, por unanimidade, na sessão ordinária de quarta-feira, 6, a moção de repúdio ao desembargador Eugênio Cesário, do TRT da 18ª região, de iniciativa da Comissão da Mulher.

No caso, que aconteceu no dia 17 de agosto, o desembargador se recusou a ouvir a sustentação oral de uma advogada por considerar que a roupa que ela vestia era inadequada ao "decoro forense".

O julgamento foi retomado após a advogada conseguir emprestado um blazer com uma colega.

Leia a íntegra:

O Instituto dos Advogados Brasileiros, em conformidade com a solicitação da sua Comissão da Mulher, manifesta seu repúdio relativamente à manifestação do desembargador Eugênio Cesário, do Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (GO), por ter afirmado que deixaria o plenário de julgamento pelo fato de uma advogada não estar trajada (uma camisa sem mangas) de acordo com o que ele reputa serem as regras de decoro.

O abuso de poder verificado atingiu o exercício da advocacia, pois a advogada foi impedida de utilizar as vestes talares e de usar da palavra em favor do seu constituinte.

O comportamento do mencionado desembargador, a par de desonrar a magistratura e atingir a advocacia, ofende a mulher advogada, devendo ser objeto de repulsa de toda a classe.

Rio de Janeiro, 6 de setembro de 2017

Técio Lins e Silva
Presidente nacional do IAB

__________

Patrocínio

Patrocínio Migalhas