MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Indisponibilidade de sistema permite protocolo de defesa administrativa fora do prazo
Cerceamento de defesa

Indisponibilidade de sistema permite protocolo de defesa administrativa fora do prazo

Autora do MS também tentou protocolar defesa pessoalmente, o que não ocorreu por greve dos servidores.

Da Redação

sexta-feira, 15 de setembro de 2017

Atualizado às 13:17

A juíza de Direito Ana Lúcia Graça Lima Aiello, da 1ª vara da Fazenda Pública de Bauru/SP, concedeu a segurança pleiteada por uma rede de supermercados do interior que sofreu uma autuação fiscal de ICMS - AIIM.

A questão central da decisão refere-se à impossibilidade de protocolo de defesa de AIIM em face de indisponibilidade do E-PAT (processo eletrônico).

Tentativas frustradas

Dentro do prazo para apresentação de impugnação administrativa, o escritório tentou apresentar a referida defesa por meio do sistema. Todavia, diante da indisponibilidade, comprovada com os "prints" da tela com a mensagem, o recurso não pode ser apresentado.

No dia seguinte, ainda dentro do prazo fatal de 30 dias para impugnação, o escritório, verificando a persistência da indisponibilidade do sistema, enviou um representante para realizar o protocolo físico da defesa no posto fiscal - em Marília/SP. Porém, desta vez, a defesa da empresa não foi recebida pois os servidores estarem em greve.

Decorrido um dia após o prazo fatal, o sistema E-PAT ficou disponível, oportunidade em que a defesa foi então protocolada. Em preliminar da defesa administrativa, a empresa explicou o motivo pelo qual apenas naquela data foi possível o protocolo eletrônico da defesa. Ao julgar a defesa, a DRT desconsiderou os motivos apresentados pela empresa e julgou a defesa como sendo intempestiva.

O julgador administrativo tributário da DRT de Bauru afirmou que a indisponibilidade do sistema não havia sido comprovada pela empresa e que, sempre que o sistema fica indisponível, cabe ao presidente do TIT/SP divulgar um comunicado postergando o prazo dos recursos, o que não se verificou no caso concreto.

Cerceamento de defesa

Diante da decisão julgando intempestiva a impugnação administrativa, o escritório ingressou com mandado de segurança.

A juíza Ana Lúcia confirmou a liminar anteriormente deferida, concedendo a segurança para reconhecer a tempestividade e admissibilidade da defesa apresentada pela impetrante no auto de infração e imposição de multa, para regular processamento e julgamento. Na sentença, a magistrada anota a comprovação do problema pela impetrante

"Embora a prova da indisponibilidade do sistema eletrônico para protocolo de peças seja negativa e, bem por isso, inexigível de sua parte, a impetrante trouxe aos autos telas do sistema, demonstrando, passo a passo, onde estaria a falha sistêmica que impossibilitaria seu exercício de defesa."

Para a juíza não se sustenta o argumento de que, caso o sistema tivesse ficado indisponível, teria sido divulgado comunicado do presidente do TIT.

"É fato que a Administração Pública conhece a operacionalização de seu sistema, de modo que, poderia apresentar ao Juízo provas cabais de disponibilidade do sistema eletrônico para fazer cessar qualquer dúvida."

E, como não houve a apresentação dessas provas, a julgadora concluiu pela indisponibilidade do sistema para efetuação de protocolo da defesa administrativa, "o que implica na inobservância ao princípio do devido processo legal, da ampla defesa, caracterizando, por conseguinte, o cerceamento de defesa".

O escritório Starck de Moraes Sociedade de Advogados patrocinou os interesses da rede de supermercado.

  • Processo: 1020199-17.2017.8.26.0071

_____________

Patrocínio

Patrocínio Migalhas