MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Demanda por crédito do consumidor sobe 5,2% em agosto
Boa vista

Demanda por crédito do consumidor sobe 5,2% em agosto

Já na avaliação interanual, houve aumento de 1,9% do indicador.

Da Redação

domingo, 1 de outubro de 2017

Atualizado em 27 de setembro de 2017 07:59

A demanda por crédito do consumidor subiu 5,2% em agosto (expurgados os efeitos sazonais), de acordo com dados nacionais da Boa Vista Serviços S/A.

Na avaliação interanual, agosto apresentou elevação de 1,9%, enquanto nos valores acumulados em 12 meses (setembro/16 até agosto/17 frente aos 12 meses antecedentes) houve desaceleração da queda (aumento de 0,6 p.p. frente ao resultado de julho), atingindo -5,1%.

Considerando os segmentos que compõem o indicador, na avaliação em 12 meses observou-se nas instituições financeiras uma retração de 9,0%, enquanto para o segmento não-financeiro houve diminuição de 2,5%.

Os resultados mostram um indicador que gradualmente retorna a um território próximo da neutralidade. Com a retomada da atividade econômica, a propensão ao consumo também inicia um movimento de recuperação, colaborando para um aumento da demanda por crédito por parte dos consumidores.

Ademais, com as recentes melhorias nas perspectivas de juros e inflação, espera-se para os próximos meses retomada mais consistente do indicador, que deverá atingir níveis positivos até o primeiro trimestre de 2018.

Segue abaixo a tabela contendo o resumo dos dados apresentados.

____________

Boa Vista Servicos S/A

Patrocínio

Patrocínio Migalhas