MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Não é abusiva coparticipação de segurado a partir do 31º dia de internação psiquiátrica
Coparticipação

Não é abusiva coparticipação de segurado a partir do 31º dia de internação psiquiátrica

Decisão é da ministra Gallotti, do STJ, ao julgar improcedente pedido de indenização.

Da Redação

sábado, 21 de outubro de 2017

Atualizado em 19 de outubro de 2017 12:47

Não é abusiva cláusula contratual que preveja a coparticipação do paciente segurando nos casos de internação psiquiátrica superior a 30 dias, desde que o pagamento seja limitado a 50% dos custos da internação.

A ministra do STJ Maria Isabel Gallotti se baseou no entendimento da Corte para julgar improcedente o pedido de indenização e ressarcimento de gastos de um paciente, que foi obrigado a arcar com metade das despesas de sua internação após permanecer internado por mais de 30 dias, contra uma operadora de saúde.

O paciente relatou que precisou ser internado para o tratamento de dependência química e que, mesmo possuindo plano empresarial, a operadora se recusou a cobrir integralmente os custos da internação, exigindo a sua coparticipação de 50% das despesas a partir do 31º dia.

Em 1ª e 2ª instâncias, a Justiça do RJ julgou procedentes os pedidos, determinando que a operadora ressarcisse valores pagos por ele com a internação. Ademais, o Tribunal local fixou indenização por danos morais no valor de R$ 30 mil, por considerar abusiva a cláusula da coparticipação.

Todavia, a ministra ressaltou em seu voto que a Corte Superior não compartilha do entendimento adotado pelas instâncias anteriores, uma vez que já decidiu que não há abusividade na hipótese, ainda mais pelo percentual de custeio a ser repartido, que não impede de todo a utilização dos serviços.

Veja a decisão.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas