MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Trabalhador dispensado sem justa causa não pode cumprir mais de 30 dias de aviso prévio
TST

Trabalhador dispensado sem justa causa não pode cumprir mais de 30 dias de aviso prévio

Decisão é da 4ª turma do TST, ao julgar caso de funcionária que trabalhou por 33 dias após dispensa sem justa causa.

Da Redação

quarta-feira, 25 de outubro de 2017

Atualizado em 24 de outubro de 2017 12:57

Uma empresa de tecnologia que estendeu o período de aviso prévio de uma funcionária terá de pagar o valor equivalente a três dias de trabalho indevido à trabalhadora. A decisão é da 4ª turma do TST, que reformou acórdão do TRT da 9ª região.

De acordo com os autos, a autora foi dispensada sem justa causa no ano de 2013 e a empresa determinou que a empregada cumprisse o período de 33 dias de aviso prévio. Inconformada, a requerente entrou na Justiça contra a companhia.

O TRT da 9ª região indeferiu o pedido de indenização feito pela trabalhadora. A Corte considerou que a dispensa foi feita após a vigência da lei 12.506/11, que alterou o dispositivo da CLT que trata sobre o aviso prévio. De acordo com a norma, o período pode ser estendido para até 90 dias considerando o tempo de serviço prestado pelo empregado ao empregador.

A 4ª turma do TST, em decisão proferida no ano passado, sob a relatoria do ministro João Oreste Dalazen, considerou que "o prolongamento do aviso-prévio concedido pelo empregado ao empregador, observada sempre a mesma duração proporcional ao tempo de serviço, não causa prejuízo ao empregado passível de gerar direito à indenização, haja vista o pagamento de salário correspondente aos dias supostamente trabalhados."

Entretanto, após embargos interpostos pela requerente, a turma - agora sob a relatoria do ministro Hugo Carlos Scheuermann - deu provimento ao recurso. O colegiado considerou que o tempo estendido relacionado ao aviso prévio se aplica somente aos casos em que o trabalhador pedir a demissão, mas não quando ocorre o contrário.

Ao dar provimento ao recurso, a Corte condenou a companhia a pagar o equivalente a três dias de trabalho indevido feito pela funcionária.

"Entendo que a proporcionalidade do aviso prévio a que se refere a Lei 12.506/2001 apenas pode ser exigida da empresa, uma vez que entendimento em contrário, qual seja, exigir que também o trabalhador cumpra aviso prévio superior aos originários 30 dias, constituiria alteração legislativa prejudicial ao empregado."

  • Processo: RR-1964-73.2013.5.09.0009

Confira a íntegra do acórdão.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas