MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Suspenso item do edital do Enem que zera redação que fere direitos humanos
Enem

Suspenso item do edital do Enem que zera redação que fere direitos humanos

Para desembargador do TRF da 1ª região, dispositivo fere garantia constitucional de liberdade de pensamento e opinião.

Da Redação

sexta-feira, 27 de outubro de 2017

Atualizado às 09:23

O desembargador Federal Carlos Moreira Alves, da 5ª turma do TRF da 1ª região suspendeu o item 14.9.4 do edital do Exame Nacional do Ensino Médio - Enem que atribui nota zero à prova de redação considerada desrespeitosa aos direitos humanos. Para o magistrado, dispositivo ofende garantia constitucional de liberdade de manifestação de pensamento e opinião, que é vertente dos direitos humanos.

A decisão, tomada em caráter de urgência, foi feita a pedido da Associação Escola Sem Partido. Ao entrar na Justiça, a requerente sustentou que um dos principais objetivos do exame é o de servir como mecanismo de seleção ao preenchimento de vagas em instituições de ensino superior, e que, por isso, ninguém deve ser obrigado a dizer o que não pensa para poder ter acesso às universidades.

Para a entidade, "não existe um referencial objetivo em relação aos parâmetros a se adotar na avaliação das propostas de intervenção para o problema abordado, impondo-se aos candidatos, em verdade, respeito ao 'politicamente correto', na mais do que um 'simulacro ideológico' dos direitos humanos propriamente ditos".

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - Inep é o responsável pela organização do Enem. Em sua defesa, a entidade alegou que o item é legítimo segundo entendimento do STF e que "não se admite ao Poder Judiciário o reexame de critérios de correção de processos seletivos".

O instituto também afirmou que os critérios de eliminação na prova foram estabelecidos conforme a isonomia entre os participantes do exame.

Ao analisar o caso, o desembargador pontuou que o conteúdo ideológico presente no desenvolvimento do tema da redação deveria ser um dos elementos de correção da prova discursiva, e não um fundamento sumário para sua desconsideração e atribuição de nota zero.

De acordo com o desembargador, o próprio Inep não manifesta segurança quanto à legitimidade do dispositivo, pois o item não trata de critério de correção de prova, mas, sim, de negativa de correção da mesma.

O magistrado também ponderou que o item do edital configura "ofensa à garantia constitucional de liberdade de manifestação de pensamento e opinião, também vertente dos direitos humanos propriamente ditos", além de apresentar a " ausência de um referencial objetivo no edital dos certames, resultando na privação do direito de ingresso em instituições de ensino superior de acordo com a capacidade intelectual demonstrada" caso a opinião manifestada seja considera desrespeitosa.

"Transforma-se, pois, mecanismo de avaliação de conhecimentos em mecanismo de punição pelo conteúdo de ideias, de acordo com o referencial dos corretores a propósito de determinado valor, no caso os direitos humanos, que, por óbvio, devem ser respeitados não apenas na afirmação de ideias desenvolvidas, mas também em atitudes e não dos participantes do ENEM, mas de todo o corpo do tecido social."

  • Processo: 0072805-24.2016.4.01.0000/DF

Informações: TRF da 1ª região.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas