MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STF suspende julgamento sobre Wesley Batista, preso sob acusação de insider trading
Penal

STF suspende julgamento sobre Wesley Batista, preso sob acusação de insider trading

Gilmar Mendes pede vista após dois votos negando liberdade ao empresário.

Da Redação

terça-feira, 5 de dezembro de 2017

Atualizado às 15:18

A 2ª turma do STF começou nesta terça-feira, 5, julgamento de reclamação de Wesley Batista contra sua prisão em investigação sobre insider trading.

A prisão de Wesley Batista foi decretada pelo juízo da 6ª vara Federal de SP por suspeita de insider trading entre março e maio deste ano, quando ele e o irmão Joesley negociavam acordo de colaboração premiada com a PGR. A acusação é que Wesley usou informações privilegiadas do acordo para obter vantagem no mercado financeiro.

A defesa de Wesley, capitaneada pelo advogado Ticiano Figueiredo (Figueiredo & Velloso Advogados Associados), sustentou oralmente a incompetência do juízo Federal de SP para a decretação da prisão. Citando o respeito à segurança jurídica, argumentou que cabe ao STF apenas decidir sobre o caso. Alternativamente, pediu HC de ofício, lembrando que Wesley está preso há quase três meses e há poucos dias só é que a defesa teve acesso pleno aos autos.

Já o subprocurador-Geral da República Paulo Gustavo afirmou que "a reclamação é realmente engenhosa, mas não parece ainda convincente". Conforme o subprocurador, não é o fato de haver o acordo que faz com que todo fato a ele relacionado atraia a competência do Supremo, e sim apenas os casos de prerrogativa de foro. "No caso de insider trading, nenhum acusado tem foro por prerrogativa de função."

Prática superveniente

O relator da reclamação, ministro Fachn, afirmou que não procede tese de que quaisquer crimes praticados durante e após o acordo de colaboração estariam submetidos tal qual pactuado pela PGR.

Segundo Fachin, "evidentemente" a permissão de entrega futura de documentos que complementem o acordo de colaboração premiada não permite a prática de delitos após o acordo.

"As demais cláusulas que preveem a reiteração delituosa reforçam compreensão de que o acordo não se presta a figurar como instrumento imunizante de futuros delitos ou ilícitos que lhe sejam imputados. A prática superveniente de crime não se insere no acordo. É possível que um fato constitua a um só tempo crime e causa, em tese, para que se examine a rescisão do negócio jurídico."

Assim, para Fachin, não há como reconhecer a competência do Supremo para processar e julgar delitos que extrapolam o negócio jurídico formulado na Corte, sob pena de que toda imputação ao colaborador demande manifestação do STF.

Também o relator indeferiu o pedido de concessão da ordem de ofício, lembrando que a prisão cautelar de Wesley já foi analisada pela Corte em HC. O ministro Toffoli o acompanhou, e o ministro Gilmar Mendes pediu vista dos autos.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas