MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. TST define lista tríplice para escolha de novo ministro
JT

TST define lista tríplice para escolha de novo ministro

Samuel Lima, Sérgio Torres e Alexandre Ramos compõem a relação, que será encaminhada a Michel Temer.

Da Redação

terça-feira, 19 de dezembro de 2017

Atualizado às 06:54

O plenário do TST escolheu, nesta segunda-feira, 18, os nomes dos desembargadores da lista tríplice para preenchimento de vaga existente de ministro da Corte, destinada à magistratura do trabalho de carreira, decorrente da aposentadoria, em 16/11/17, do ministro João Oreste Dalazen.

Foram escolhidos, por votação secreta, conforme o regimento interno do TST, os desembargadores Samuel Hugo Lima, do TRT da 15ª região, com 15 votos, na primeira votação; Sérgio Torres, do TRT da 6ª região, também com 15 votos, na segunda votação; e Alexandre Luiz Ramos, do TRT da 12ª região, com 25 votos na terceira votação.

Agora a lista tríplice será encaminhada ao presidente Michel Temer que escolherá um dos nomes. O escolhido passará por sabatina na CCJ do Senado. Depois de ser aprovado pela comissão, e posteriormente pela maioria absoluta do plenário, será nomeado pelo presidente.

Carreiras

Samuel Hugo Lima é bacharel em Ciências Jurídicas pela PUC de Campinas e mestre em Direito Processual Civil pela UNIP. Militou na advocacia, por aproximadamente nove anos, até tomar posse como juiz substituto do trabalho da 15ª região em 1989. Na primeira instância, exerceu a magistratura nas varas do Trabalho de Jaboticabal, Jaú, Campinas (1ª, 8ª e 6ª) e Hortolândia. Em 2008, foi promovido por merecimento a desembargador do TRT da 15ª Região, onde já atuava como juiz substituto desde 1998, e atualmente exerce o cargo de corregedor regional.

Sergio Torres Teixeira é bacharel em Direito, especialista em Direito Público e em Direito do Trabalho pela Unicap, e mestre e doutor em Direito pela UFPE. Foi nomeado juiz do Trabalho substituto, em 1991, no TRT da 3ª região e, em 1992, redistribuído para o TRT da 6ª região, onde atuou nas varas do Trabalho de Palmares e Cabo de Santo Agostinho e na 2ª vara do Trabalho de Jaboatão dos Guararapes, sendo promovido a desembargador, em 2013.

Alexandre Luiz Ramos, com mestrado e doutorado em Direito do Trabalho, ambos pela UFSC, começou na Justiça do Trabalho como servidor, em 1988. Cinco anos depois, passou no concurso para juiz da 12ª região, atuando como substituto até 1998, ano em que foi promovido a titular. Nesta condição, trabalhou em Xanxerê, Chapecó, Araranguá, Imbituba, Itajaí, São José e Florianópolis, onde comandava a 6ª VT. Em dezembro de 2016, foi nomeado desembargador do TRT da 12ª região pelo critério de merecimento.

Fonte: TST

Patrocínio

Patrocínio Migalhas