MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Atividades pastorais têm imunidade tributária, diz jurista Ives Gandra em parecer
Tributário

Atividades pastorais têm imunidade tributária, diz jurista Ives Gandra em parecer

Consulta da CNBB tratou de questões tributárias. Veja na íntegra.

Da Redação

sexta-feira, 29 de dezembro de 2017

Atualizado às 08:09

A natureza jurídica das atividades pastorais é de imunidade tributária. O vínculo que une o pastor à igreja é de natureza religiosa e vocacional. A imunidade tributária também abrange a côngrua que está fora de tributação, por tratar-se de doação espontânea para ser aplicada inteiramente nos objetivos institucionais da igreja.

Tal é a conclusão que consta no parecer de autoria dos advogados Ives Gandra da Silva Martins e Marilene Talarico Martins Rodrigues, da Advocacia Gandra Martins, ao responderem consulta da Regional Leste I da CNBB (Igreja Católica Apostólica Romana), por meio do seu presidente, cardeal Dom Orani.

A consulta tratou de questões relacionadas com a imunidade tributária concedida aos templos e a sua extensão a remuneração de sacerdotes e pastores, inclusive doações denominadas côngrua paroquial, destinadas a sustentação do presbítero.

No detalhado parecer, os autores lembram que os templos de qualquer culto, representados pelas igrejas, prestam relevantes atividades de assistência social, tais como filantrópicas, hospitalares, culturais e educacionais.

"A imunidade dos templos de qualquer culto a que se refere o art. 150, VI, "b" da CF/88, se apresenta cada vez mais relevante, pelo aumento significado das atividades envolvidas pelo Terceiro Setor, que buscam a melhoria de vida do ser humano com o exercício de atividades fundamentais, que propagam, além do ensino religioso, a liberdade e igualdade dos homens."

Veja a íntegra do parecer.

_______________

Advocacia Gandra Martins

Patrocínio

Patrocínio Migalhas