MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Procon/RJ deve investigar BB por mudança em pagamento de mandados
Denúncia

Procon/RJ deve investigar BB por mudança em pagamento de mandados

A instituição emitiu ordem interna para alterar o processamento das operações de DOCs e TEDs de mandados de pagamento.

Da Redação

domingo, 7 de janeiro de 2018

Atualizado em 5 de janeiro de 2018 08:44

O Procon do RJ vai investigar mudança realizada pelo Banco do Brasil na realização de pagamentos de mandados. A determinação veio após a procuradoria da OAB/RJ encaminhar oficio ao órgão denunciando a mudança. 

A instituição teria emitido ordem interna para alterar o processamento das operações de DOCs e TEDs de mandados de pagamento. De acordo com a Procuradoria, o ato restringe a realização do depósito em conta a correntistas. Na prática, a medida obriga o beneficiário a sacar a quantia em espécie ou a abrir uma conta no Banco do Brasil, o que, no entendimento da Ordem, caracteriza captação de clientela, visando lucro para a instituição.

Em resposta, o Procon determinou a instauração de um processo administrativo de investigação preliminar contra o BB. Além disso, deu quinze dias úteis para que o banco informe comprovadamente os motivos que levaram à mudança, se houve prévia comunicação aos consumidores e quais os meios disponibilizados aos não correntistas para efetuar o resgate dos mandados.

Segundo o ofício da seccional, a justificativa da instituição é que a orientação confere segurança ao procedimento. Porém, foi constatado em uma reunião entre as duas instituições que o problema é, na verdade, no sistema do Banco do Brasil.

No ofício, a Ordem destacou que a medida "configura lesão ao direito do consumidor das partes e advogados, especialmente os direitos a uma boa prestação de serviço, à segurança e à dignidade do consumidor, além de ser uma ilegal, desproporcional e imotivada restrição ao direito de propriedade da parte".

Confira a íntegra do ofício.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas