segunda-feira, 26 de outubro de 2020

MIGALHAS QUENTES

Publicidade

Conama analisará hoje proposta que define limites de emissão de poluentes atmosféricos

X

terça-feira, 11 de julho de 2006

 

Poluição

 

Conama analisará hoje proposta que define limites de emissão de poluentes atmosféricos

 

O Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) analisará hoje, a proposta de resolução que define os limites máximos de emissão de poluentes atmosféricos por fontes fixas. De acordo com a resolução, os limites de emissão de poluentes serão fixados por poluente e por tipo de fonte, norma que vai permitir maior controle do Estado sobre a emissão de gases poluentes na atmosfera.

 

Uma das vantagens da nova legislação é que ela possibilita uma revisão mais rápida das tipologias de fontes e permite a inclusão de novas tipologias e novos poluentes. A norma define que a verificação do atendimento aos limites de emissão deverá ser efetuada conforme métodos de amostragem e análise especificados em normas técnicas cientificamente reconhecidas e aceitas pelo órgão ambiental licenciador. Ela também define padrões mais rígidos de concessão de licença para as empresas que trabalham com a emissão de chumbo, celulose e indústrias siderúrgicas.

 

A proposta de resolução, discutida por dois anos no âmbito do Ministério do Meio Ambiente, complementa a legislação sobre o tema que é de 1989. Ela enumera 53 tipos de fontes como caldeiras à gás, à bagaço, à óleo e define um padrão de tolerância de emissão com limites por poluente e por tipologia de fonte.

 

Para definir os padrões a serem seguidos pela indústria, uma Câmara Técnica analisou pontos como os níveis de poluição atmosférica já alcançados, principalmente nas regiões metropolitanas, e seus reflexos negativos sobre a saúde, o meio ambiente e a economia.

 

Também foram analisados a crescente industrialização de várias regiões do país e o conseqüente aumento do nível de emissões atmosféricas e da degradação da qualidade do ar, além da necessidade de compatibilização do desenvolvimento econômico-social com a preservação da qualidade do meio ambiente e do equilíbrio ecológico e a necessidade de se estabelecer uma base de referência nacional sobre limites de emissão de poluentes atmosféricos com o objetivo de coibir excessos e prover os órgãos ambientais de instrumentos adequados para análise de processos e licenciamento de empreendimentos.

 

Crematórios

 

Atendendo a uma solicitação do setor de cremação, o Conama também analisará a proposta de revisão do artigo 18 da Resolução 316, de outubro de 2002, que trata da instalação de crematórios no país. O objetivo é corrigir erros conceituais relativos à pressão na câmara de combustão e estabelecer novos critérios de monitoramento para os sistemas de controle das emissões atmosféricas.

 

De acordo com a proposta, o artigo 18 estabelece limites e parâmetros de monitoramento para as seguintes emissões: material particulado com monitoramento pontual, obedecendo à metodologia fixada em normas pertinentes; monóxido de carbono (CO) com monitoramento e registro contínuos; temperatura da câmara de combustão; temperatura da câmara secundária e pressão da câmara de combustão.

____________

Por: Redação do Migalhas

Atualizado em: 11/7/2006 08:36