quarta-feira, 28 de outubro de 2020

MIGALHAS QUENTES

Publicidade

Conciliação

Escola usa mediação para solucionar conflitos entre alunos

Professores e alunos receberam cartilhas e cursos explicando o procedimento.

terça-feira, 9 de janeiro de 2018

Após as mudanças no CPC, a solução pacífica de conflitos ganhou força e não ficou restrita apenas ao Judiciário. Colégios passaram a utilizar a mediação para sanar problemas entre os estudantes.

A escola Unidade Municipal de Ensino Fundamental Professor Darcy Ribeiro, em Vila Velha/ES, começou a usar a mediação em 2016, para que os próprios alunos consiguissem entender os seus conflitos. Estudantes de 11 a 14 anos são "Mediadores da Paz" e evitam discussões na hora do intervalo e dentro da sala de aula.

A escola é assessorada por uma juíza da 1ª vara da infância e juventude. Professores e alunos receberam cartilhas e cursos explicando o procedimento. De acordo com a professora de Ciências Vera Barcelos, a experiência é muito válida. "Os alunos estão ficando mais responsáveis e passaram a entender melhor as razões que levam o próprio colega ao conflito. Eles conversam na sala, no pátio e isso tem resultado em menos brigas dentro do colégio".

Para Mirian Queiroz, diretora da câmara privada Vamos Conciliar, é muito importante que crianças e adolescentes saibam administrar seus conflitos e saibam ouvir o outro. "Achei a ideia fantástica. É fundamental formarmos adultos que tenham empatia, que saibam ouvir e resolver um conflito de maneira amigável. Teremos cidadãos conscientes e que saberão utilizar de maneira adequada o Judiciário, caso seja necessário".

________________

Por: Redação do Migalhas

Atualizado em: 9/1/2018 07:25