MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Governo do Tocantins inicia elaboração de Política Estadual de Resíduos Sólidos
Meio ambiente

Governo do Tocantins inicia elaboração de Política Estadual de Resíduos Sólidos

A nova política propõe soluções para temas como a sustentabilidade econômica financeira do serviço de limpeza urbana.

Da Redação

quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

Atualizado às 17:09

A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) do Tocantins assinou recentemente a ordem de serviço para contratação de consultoria especializada para dar apoio na redação do documento da Política Estadual de Resíduos Sólidos do Estado.

A assinatura desse documento servirá como uma ferramenta normativa de planejamento e gestão ambiental que norteará a tomada de decisão do Estado com relação à gestão adequada dos resíduos sólidos.

É justamente o manejo equivocado dos resíduos que pode acarretar problemas com relação a questão dos lixões na maioria dos municípios do Tocantins. O assunto extrapola a temática ambiental e perpassa por pontos sociais e econômicos a serem enfrentados.

Para tratar deste desafio, o advogado especialista em Direito dos Resíduos e Direito Ambiental e participante do projeto, Fabricio Soler, do escritório Felsberg Advogados, ressalta a necessidade de se criar um arcabouço legal para que os municípios sejam direcionados nesta questão.

"A Política deve refletir os anseios dos gestores, de acordo com a sua realidade, seguir as diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos e apresentar inovações que tragam soluções para a questão, como a sustentabilidade econômica financeira do serviço de limpeza urbana."

No ano passado, o Plano Estadual de Resíduos Sólidos (PERS-TO) demonstrou os desafios que esta nova Política terá de enfrentar para administrar a questão. A elaboração do documento vai considerar os resultados obtidos pelo Plano.

_________