MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. JF/DF manda soltar Joesley Batista
Liberdade

JF/DF manda soltar Joesley Batista

Decisão da 12ª vara da Justiça Federal de Brasília também concedeu liberdade à Ricardo Saud.

Da Redação

sexta-feira, 9 de março de 2018

Atualizado às 20:54

O juiz Federal Marcus Vinícius Reis Bastos, da 12ª vara de Brasília, nesta sexta-feira, 9, concedeu liberdade ao empresário Joesley Batista, que estava preso por supostas omissões em seu acordo de colaboração premiada.

No despacho, o magistrado asseverou que o excesso de tempo em que o empresário está preso "corrobora o constrangimento ilegal". Segundo Bastos, Joesley é beneficiário de acordo de colaboração e, por isso, só pode ser denunciado quando os termos do ajuste for desconstituído pelo juízo que o homologou.

"A investigação criminal, diante da colaboração do requerido e das diligências já realizadas de busca e apreensão de provas e documentos em seus endereços, não sofre quaisquer inconvenientes, mesmo porque as investigações encontram-se em fase de análise ministerial, sem outras medidas em curso."

O magistrado entendeu que não restaram demonstrados os requisitos para a prisão cutelar. Ele ressaltou que Joesley possui residência conhecida, ocupação lícita e colabora com as investigações, "sem notícia de antecedentes que o desabonem, circunstâncias que favorecem o pretendido restabelecimento de sua liberdade".

Medidas impostas

O empresário deverá cumprir medidas cautelares que foram impostas pela 6ª turma do STJ. Entre as exigências estão o uso de tornozeleira eletrônica, acesso negado à empresa e não deverá se comunicar com outros investigados, como o irmão Wesley Batista, solto em fevereiro.

A decisão também revogou a prisão do diretor de Relações Institucionais do grupo J&F/JBS, Ricardo Saud. Ambos estão obrigados a entregar os passaportes, não deixar o país sem autorização judicial, comparecer a todos os atos dos processos e manter os endereços atualizados.

  • Processo: 1230-67.2018.4.01.3400

Patrocínio

Patrocínio Migalhas