MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Travestis, transexuais e transgêneros poderão ter o nome social no título de eleitor
Justiça Eleitoral

Travestis, transexuais e transgêneros poderão ter o nome social no título de eleitor

No cadastro eleitoral ainda serão mantida as informações referentes aos nomes civil e social.

Da Redação

sexta-feira, 23 de março de 2018

Atualizado às 09:20

O plenário do TSE decidiu, por unanimidade, que os travestis, os transexuais e os transgêneros poderão solicitar à Justiça Eleitoral a emissão do título de eleitor com seu respectivo nome social, em vez do nome civil.

Os ministros decidiram, ainda, que o cadastro eleitoral manterá as informações dos dois nomes: tanto social, quanto civil. Caso o eleitor se candidate a algum cargo público, a divulgação será feita a partir do nome social do candidato, para preservar a intimidade de cada um. O acréscimo deste ponto foi feito pelo ministro Luís Roberto Barroso.

A decisão desta quinta-feira, 22, complementa o que os ministros já haviam decidido na sessão do último dia 1º de março, quando responderam a uma consulta formulada pela senadora Fátima Bezerra. Na ocasião, o ministro Tarcisio Vieira, relator, defendeu o uso do nome social nas urnas a partir das eleições deste ano. Ele foi acompanhado por todos os demais integrantes da Corte.

Na sessão, o ministro Napoleão Nunes Maia acrescentou que "cabe à Justiça Eleitoral proceder a atualização do respectivo cadastro eleitoral a fim de viabilizar aos travestis e transexuais o direito ao reconhecimento de seus nomes sociais". Ele destacou que tal modificação pode ocorrer "até mesmo antes de eventual alteração do registro civil".

A partir dessa decisão, os cartórios eleitorais de todo o país serão orientados sobre como proceder para a emissão do documento com o novo nome. Em breve, a Justiça Eleitoral divulgará a data a partir da qual cidadãos interessados em registrar o nome social e a identidade de gênero com os quais se identificam poderão comparecer aos cartórios. De qualquer forma, será garantida a impressão do novo documento antes do pleito do próximo dia 7 de outubro.

Informações: TSE

Patrocínio

Patrocínio Migalhas