MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Daniel Vilela é eleito presidente da CCJ da Câmara
Legislativo

Daniel Vilela é eleito presidente da CCJ da Câmara

José Priante será o vice.

Da Redação

terça-feira, 3 de abril de 2018

Atualizado às 16:38

A CCJ da Câmara elegeu, na tarde desta terça-feira, 3, o deputado Daniel Vilela como presidente. Vilela contou com o apoio de 51 deputados, e houve 2 votos em branco.

O deputado José Priante foi eleito como 1º vice-presidente da CCJ, com o apoio de 44 parlamentares, frente a nove votos em branco. Uma nova eleição deve ser feita posteriormente para definir o 2º presidente e o 3º presidente da comissão, já que nenhum dos integrantes do colegiado se lançou para os postos.

Atuação independente

O novo presidente, pertencente ao MDB/GO, afirmou que, caso uma nova denúncia contra Michel Temer seja encaminhada para apreciação do colegiado, atuará de maneira independente mesmo sendo correligionário do presidente.

"Eu não tenho como tratar sobre hipóteses. Já ocorreu isso no ano passado e essa comissão estabeleceu um rito. Se ocorrer novamente, serão seguidos as regras e os ritos definidos na denúncia anterior. A função do presidente da CCJ é garantir a condução de matérias, sejam denúncias ou não, de forma isenta, equilibrada e serena e dando possibilidade de manifestação de todas as partes."

O novo presidente votou para barrar as duas denúncias contra Temer apreciadas na Comissão no ano passado.

Ele afirmou se sentir independente para promover os debates necessários e ter boa atuação, afirmando estar comprometido em manter a produtividade legislativa alcançada em 2017, quando Rodrigo Pacheco presidia a comissão.

Comissões

A Casa Legislativa deve instalar hoje 10 das 25 comissões permanentes. Os nomes indicados pelos partidos deverão ser ratificados em eleições ainda nesta tarde.

A instalação da Comissão de Desenvolvimento Econômico foi adiada para amanhã, às 9h.
Outras 12 comissões também elegerão os presidentes amanhã; e as 2 restantes, na próxima semana.