domingo, 24 de janeiro de 2021

MIGALHAS QUENTES

Publicidade

Entrevista exclusiva

Gilmar diz que prisão em 2ª instância certamente será pautada nas próximas semanas

Julgamento das ADCs pode alterar novamente jurisprudência da Corte sobre execução antecipada.

quinta-feira, 5 de abril de 2018

"Certamente vamos ter nas próximas semanas a pauta da ADC, quando então conheceremos qual a posição definitiva do Supremo." A afirmativa é do ministro Gilmar Mendes, em entrevista exclusiva concedida hoje, 5, direto de Lisboa, à TV Migalhas.

Em Portugal, o ministro participa do VI Fórum Jurídico de Lisboa, que teve início na terça e termina nesta quinta. Mendes, no entanto, fez questão de voltar ao Brasil na quarta-feira, 4, para proferir seu voto no julgamento que negou o HC preventivo de Lula.

Antes do julgamento, o ministro disse ao Migalhas que seria a oportunidade de se fixar parâmetros sobre a questão da prisão em 2ª instância, o que de fato não se deu devido ao voto da ministra Rosa Weber - a qual indicou que, embora entendesse de um jeito, votaria de outro, pelo "princípio da colegialidade".

A ministra deixou claro na sessão que, se se tratasse do julgamento das ADCs, seu posicionamento poderia ser diverso. A posição da ministra teria o condão de mudar, novamente, a jurisprudência que foi alterada em 2016.

Com grande expectativa para que a Corte volte a discutir a execução antecipada, desta vez nas ADCs, Gilmar adiantou: novos capítulos devem vir nas próximas semanas. Assista.

_________________


Por: Redação do Migalhas

Atualizado em: 5/4/2018 12:37

LEIA MAIS