MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Marco Aurélio encaminha nova ADC sobre prisão em 2ª instância ao plenário do STF
Prisão em 2ª instância

Marco Aurélio encaminha nova ADC sobre prisão em 2ª instância ao plenário do STF

Ação foi ajuizada na última quarta-feira, 18, pelo PCdoB.

Da Redação

sexta-feira, 20 de abril de 2018

Atualizado às 08:12

O ministro Marco Aurélio, do STF, encaminhou ao plenário nesta quinta-feira, 19, uma nova ADC sobre prisão após condenação em segunda instância. A ação foi ajuizada na última quarta-feira, 18, pelo Partido Comunista do Brasil - PCdoB.

Na ADC, distribuída por prevenção à relatoria do ministro, o PCdoB defende que uma pessoa só pode ser considerada culpada após o trânsito em julgado, quando se esgotarem os recursos em todas as instâncias, incluindo o STJ e o STF. O partido requereu liminar para impedir e tornar sem efeito qualquer decisão que implique na execução provisória de pena privativa de liberdade sem a existência de decisão condenatória já transitada em julgado.

A ação foi proposta pelo jurista Celso Bandeira de Mello, que representa o PCdoB, depois que o ex-presidente Lula teve HC negado pelo STF, que entendeu, por maioria, que a atual jurisprudência da Corte admite a execução provisória da pena logo após o encerramento do processo na segunda instância, não sendo necessário aguardar o julgamento dos recursos nas instâncias superiores.

Outras ações

Outras duas ADCs - ADC 43 e ADC 44 - sobre prisão após condenação em segunda instância tramitam no STF. Ambas são de relatoria de Marco Aurélio.

No último dia 5, o ministro recebeu pedido de liminar impetrado pelo Partido Ecológico Nacional - PEN contra a prisão antes do trânsito em julgado. Entretanto, dias depois, o presidente do partido, Adilson Barroso, desistiu do partido e destituiu o advogado que pediu a liminar por diferenças ideológicas entre o PEN e o entendimento contrário à prisão após condenação em segunda instância. Por esse motivo, Marco Aurélio suspendeu a ação por cinco dias.

O mérito de ambas as ADCs que tratam sobre o tema ainda não foram julgados no plenário. A presidente da Corte, ministra Cármen Lúcia, indicou que não pretende incluí-las na pauta no momento.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas