MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Brazil Forum UK focou discussões sobre nova forma de se fazer política no Brasil
Evento

Brazil Forum UK focou discussões sobre nova forma de se fazer política no Brasil

Migalhas esteve em Londres e Oxford acompanhando os dois dias de palestras.

Da Redação

segunda-feira, 7 de maio de 2018

Atualizado às 09:04

As cidades de Londres e Oxford sediaram nos últimos dias 5 e 6 a 3ª edição do Brazil Forum UK. Na capital, o Old Theatre da London School of Economics esteve lotado o dia todo para as palestras do primeiro dia, especialmente voltadas para discussões de políticas públicas nas mais diversas áreas. Já o auditório da Blavatnik School of Government, na Universidade de Oxford, recebeu painelistas que trataram de diferentes questões políticas e sociais.

O evento contou com dezenas de palestrantes, de áreas diversas como Direito, Economia, Política, Negócios e Saúde, com o intuito de pensar o futuro do país sob a perspectiva dos 30 anos da Constituição. Com forte viés político, o foco das discussões foi como praticar uma nova forma de se fazer política no Brasil.

No primeiro dia a abertura do presidente de honra, ministro Luís Roberto Barroso, foi provocativa ao elencar as conquistas democráticas dos últimos 30 anos sob o guarda-chuva da Constituição de 1988 - como a estabilidade institucional, o controle da inflação e os avanços no combate à miséria -, sem deixar de reconhecer, ao mesmo tempo, a urgência que o Brasil tem em erradicar a corrupção endêmica e sistêmica e garantir uma educação básica de qualidade e universal.

A participação da presidente Dilma Rousseff, responsável pela última palestra do dia, levou para a LSE dezenas de apoiadores do PT. De fato, Dilma foi recebida sob uma horda de aplausos e gritos de apoio e aproveitou para defender a ideia de que sua saída da presidência da República foi um "golpe parlamentar".

A presidente garantiu que não há outro candidato para o partido nas eleições de 2018 se não Lula, preso em Curitiba por condenação na Lava Jato: "Resta saber se ele vai participar como candidato; nós vamos lutar por isso. Mas ele vai participar como referência porque acredito que ele é hoje uma ideia de unidade das forças progressistas do Brasil."

No domingo, um belo dia de céu azul em Oxford, a pluralidade de visões e reflexões foi mais visível. Foi, também, o das palestras que mais emocionaram o público presente, como as proferidas no painel sobre racismo, feitas pelo professor Silvio de Almeida e pela vereadora de Niterói Talíria Petrone, amiga de Marielle Franco, assassinada há poucos meses. Aliás, vale dizer, foram muitas as homenagens feitas à memória de Marielle nos dois dias de fórum.

No painel sobre a politização da justiça, Francisco Müssnich, Joaquim Falcão, Luciana Lóssio e Walfrido Jorge Warde Júnior debateram muitas questões sensíveis relativas ao tema. Por diversas vezes o ministro Barroso foi chamado a participar das discussões.

Surpreendente, a palestra do dr. Drauzio Varella levou o público a uma reflexão sobre os desafios do acesso à saúde 30 anos depois da criação do SUS, ressaltando a importância do trabalho desenvolvido para a população mais pobre do país e os desafios a serem enfrentados.

Outro tema que ganhou destaque nas falas de diversos oradores foi o da necessidade priorização da educação no país, sem a qual ninguém concebe grandes avanços no desenvolvimento econômico, social e político.

Um dos mais elogiados debates foi o que reuniu representantes de novos movimentos e jovens políticos de partidos tradicionais para discutirem a renovação do sistema político. Dele participaram Áurea Carolina, do Movimento Muitas/ PSOL-BH, Camila Moreno, da Juventude do PT, Fabio Ostermann, do Movimento Livres, João Francisco, do Movimento Agora!, Pedro Duarte, da Juventude do PSDB e Tabata Amaral, do Movimento Acredito.

Por fim, a noite já tinha caído na cidade universitária quando Marina Silva começou a discursar no encerramento do evento. A ex-ministra do Meio Ambiente e candidata às eleições presidenciais em 2010 e 2014 afirmou que mesmo com tão pouco tempo de televisão disponível (10 segundos para a propaganda) irá entrar no pleito com disposição para ganhar.

_______________

Patrocínio

Patrocínio Migalhas