MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STF suspende julgamento sobre idade mínima no ensino fundamental
Corte etário

STF suspende julgamento sobre idade mínima no ensino fundamental

Três ministros votaram pela constitucionalidade do corte etário de seis anos.

Da Redação

quinta-feira, 24 de maio de 2018

Atualizado às 18:33

Foi mais uma vez adiada no STF a decisão sobre a constitucionalidade de norma que fixa a idade mínima de seis anos para o ingresso no ensino fundamental. A discussão, que teve início no ano passado, foi retomada nesta quinta-feira, 24, com voto-vista do ministro Barroso, para quem a fixação idade mínima é constitucional. Pelo adiantado da hora, no entanto, o julgamento foi suspenso e será retomado na próxima sessão plenária.

Foram apregoadas conjuntamente nesta quinta a ADC 17 e a ADPF 292, que discutem o tema. A primeira, de autoria do governador do MS, é de relatoria de Fachin, e teve julgamento iniciado em setembro de 2017, quando, então, o ministro votou no sentido de que a exigência de idade mínima de seis anos é constitucional, mas que não é possível fixar uma data ao longo do ano letivo em que a criança deve completar seis anos. Na ocasião, Alexandre de Moraes acompanhou o relator.

Ao apresentar voto-vista nesta quinta, Barroso acompanhou o relator para declarar constitucional a lei que estabelece seis anos como idade mínima para o ingresso no ensino fundamental. Entretanto, divergiu no que se refere à fixação de data.

Enquanto Fachin entendeu inadmitida a possibilidade de corte etário obstativo de matrícula da criança no ano em que completa a idade exigida, Barroso entendeu que é razoável a resolução do Ministério da Educação ao fixar uma data de corte para a matrícula, que é de seis anos completos até o dia 31 de março - data em que se inicia o ano letivo pelo MEC.

O ministro elencou cinco motivos. O primeiro deles é que o Judiciário deve ser deferente para com as decisões técnicas tomadas pelos órgãos competentes, invocando o entendimento do Conselho Federal de Psicologia que dispôs sobre os perigos de submeter uma criança de 5 anos a processos avaliativos que não são adequados para a idade.

No segundo ponto, Barroso destacou que a decisão da Suprema Corte poderia mudar a Base Nacional Comum Curricular, se fixasse a idade de 5 anos para o ingresso no nível fundamental. Posteriormente, o ministro destacou que a mudança da faixa etária produziria um efeito sistêmico para frente e para trás, porque abalaria o nível de demanda no ensino infantil.

O penúltimo ponto elencado pelo ministro foi que a decisão de se fixar os seis anos vai ao encontro do melhor interesse da criança, pois, segundo ele, ela deve viver os 5 anos até o limite. Por último, Barroso destacou a ordem semântica da norma. Para ele, se a lei fixa 6 anos, para ele são 6 anos completos, e não 5 anos e 11 meses.

Quanto à ADPF 292, proposta pela PGR, foi feito o relatório pelo ministro Fux, e sustentou oralmente a procuradora-Geral, Raquel Dodge.

As duas ações devem ser retomadas conjuntamente na próxima sessão.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas