MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Correspondente Premiado

Correspondente Premiado

O livro traz um conjunto de observações de vários estudiosos sobre a Lei Estatal.

Da Redação

quinta-feira, 21 de junho de 2018

Atualizado em 20 de junho de 2018 14:47

Seção "Correspondentes"

Nesta seção os causídicos autônomos e escritórios de advocacia poderão buscar nomes para auxiliá-los, como "Correspondente", em outras comarcas, bem como aqueles que quiserem se oferecer para prestar serviço desta natureza a estes profissionais e a estas respeitadas bancas poderão se cadastrar como "Correspondentes".

Além de prestar serviços a escritórios e advogados autônomos, o migalheiro "Correspondente" ainda conta com o benefício de semanalmente ser premiado com uma grande obra jurídica para engrandecer sua biblioteca.

Confira logo abaixo o Correspondente premiado desta semana.

__________

"Estatuto Jurídico das Empresas Estatais" (Thomson Reuters - Revista dos Tribunais - 640p.), organizado por Marçal Justen Filho.

A sociedade necessita de uma ordem jurídica que imponha limites à exploração do poder para benefício próprio e indevido de qualquer gestor. Se assim não o for, essa ordem jurídica operará como um incentivo a que o poder seja apropriado por "seres humanos maus".

A ilusão da generosidade do modelo prevaleceu no Brasil durante muito tempo. Até parecia que se pensava que as empresas estatais se constituíam num instrumento tão desejável que nem caberia questionar as suas virtudes e os seus defeitos. Com o passar do tempo, essa ilusão foi sendo rejeitada. Limites legislativos foram sendo criados.

É nesse contexto que se busca uma espécie de reforma radical do relacionamento entre Estado e ordem econômica. Foram aprovadas leis destinadas a reprimir práticas abusivas, especialmente no setor privado. Tomou-se consciência de que o rigor repressivo em face aos agentes públicos não era suficiente.

__________

Fernando Caixeta, correspondente em Goiânia/GO.