MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Argentina faz acordo com MPF para usar delações da Lava Jato feitas no Brasil
Lava jato

Argentina faz acordo com MPF para usar delações da Lava Jato feitas no Brasil

Os termos foram acordados e o documento deverá ser assinado pelas partes.

Da Redação

terça-feira, 17 de julho de 2018

Atualizado às 08:30

Um acordo entre a PGR e o Ministério Público Fiscal da Argentina poderá permitir que os tribunais argentinos utilizem informações e provas obtidas por meio de delações premiadas e acordos de leniência firmados no Brasil, no âmbito da operação Lava Jato. As bases do documento que oficializará o acordo foram concluídas na última sexta-feira, 13, e este agora deverá ser assinado pelas partes.

Diversos casos relativos à empreiteira Odebrecht tramitam na Argentina e, com as informações e provas fornecidas pelo Brasil, será possível, pela primeira vez, acusar ex-funcionários envolvidos em irregularidades.

A PGR informou que a cooperação foi idealizada pela SCI - Secretaria de Cooperação Internacional, do MPF. Nos últimos seis meses, a secretaria conseguiu um consenso com a Argentina, que resistia em conceder imunidade aos delatores para obter informações. De acordo com a SCI, o acordo representa enorme avanço na relação de cooperação jurídica internacional entre os dois países e mais um grande passo na luta contra a corrupção.

Investigações

Até meados de abril, autoridades argentinas investigavam, ao menos, 100 empresas por possível pagamento de propina. Entre os desdobramentos das apurações, destacou-se, à época, a prisão de um ex-ministro do governo de Cristina Kirchner, Júlio de Vido, acusado de enriquecimento ilícito e de receber US$ 35 milhões em troca de favorecimentos à empreiteira Odebrecht na construção de um gasoduto.

Em junho do ano passado, o então procurador-Geral da República, Rodrigo Janot, estabeleceu, com a Argentina, a composição de uma equipe conjunta de investigação de crimes relacionados à operação Lava Jato, com o propósito de aproximar a experiência dos dois países na detecção de irregularidades que pudessem fundamentar medidas cautelares e o bloqueio de ativos.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas