terça-feira, 20 de outubro de 2020

MIGALHAS QUENTES

Publicidade

Promoção

Resultado do sorteio da obra "Punindo A Culpa Como Dolo - O uso da cegueira deliberada no Brasil"

A obra empreende um estudo acerca da construção da cegueira deliberada pela jurisprudência brasileira.

quarta-feira, 8 de agosto de 2018

tO livro "Punindo A Culpa Como Dolo - O uso da cegueira deliberada no Brasil" (Marcial Pons - 257p.), de Guilherme Brenner Lucchesi, empreende um estudo acerca da construção de cegueira deliberada pela jurisprudência brasileira.

 

"O tema deste livro é a figura da chamada 'cegueira deliberada', que, ao lado de outras como principalmente o "domínio do fato", rapidamente se proliferaram não apenas em nossa doutrina, mas também - o que é preocupante - na jurisprudência dos mais altos tribunais. Porque o que mais comumente encontramos na doutrina e, principalmente, na jurisprudência, é uma versão caricata dessas figuras, que delas pouco mais conserva que o nome e, com ele, uma pretensão de autoridade científica.

O autor se propõe, em primeiro lugar, a informar ao público brasileiro o que significa a figura da cegueira deliberada no seu contexto de origem, que é o do direito anglo-saxônico. Fazendo uso das fontes primárias, manejadas de primeira mão, rompe Brenner Lucchesi de forma definitiva com o "direito penal de ouvir-dizer", que, infelizmente, vem servindo no Brasil não apenas para fundamentar inócuos artigos científicos, mas também sentenças que encarceram pessoas por anos a fio.

O livro não se esgota, contudo, mas submete a cegueira deliberada a uma convincente crítica, a qual demonstra que há óbices insuperáveis à sua transposição para o direito brasileiro." Prof. Dr. Luís Greco

 

Sobre o autor:

 

Guilherme Brenner Lucchesi é advogado, professor e coordenador. Doutor em Direito pela UFPR, LL.M pela Cornell Law School. Presidente do IBDPE e membro do New Yorl State Bar.

__________

Ganhador:

Pedro Ponchio Ferreira, de Brasília

Por: Redação do Migalhas

Atualizado em: 6/8/2018 13:27