MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Resultado do sorteio da obra "Teoria Geral do Delito e da Imputação Objetiva"
Promoção

Resultado do sorteio da obra "Teoria Geral do Delito e da Imputação Objetiva"

A obra é destinada aos operadores do Direito na área criminal, como juízes, promotores, procuradores, advogados, delegados e professores.

Da Redação

quarta-feira, 22 de agosto de 2018

Atualizado em 20 de agosto de 2018 14:05

tO livro "Teoria Geral do Delito e da Imputação Objetiva" (Atlas - 3ª edição - 246p.), de André Luís Callegari, traz uma rigorosa explicação sobre os rudimentos fundamentais do Direito Penal, introduzindo o leitor nos conceitos mais avançados desta disciplina.

Utilizando-se de uma linguagem acessível e de uma abordagem objetiva, o livro se propõe à análise dos principais temas da Teoria Geral do Delito, cujo estudo se constitui na base da compreensão da matéria penal.

O texto parte da abordagem dos princípios basilares do Direito Penal, dos conceitos de crime e das classificações das infrações penais, segue sobre a definição dos requisitos configuradores do fato punível, perpassando-se pela teoria da imputação objetiva, ainda não compreendida por muitos, mas sedimentada em outros países.

Tendo como foco o caráter didático, aliado ao rigor científico, o autor desenvolve o processo de verificação da completude do fato punível de maneira progressiva. Após a apreciação dos aspectos gerais (conduta, tipicidade, antijuridicidade, culpabilidade) e especiais (relação de causalidade, dolo, culpa, tentativa, causas de exclusão dos requisitos do fato punível etc.) da teoria do crime, conclui a obra com o exame detido do concurso de agentes e as teorias referentes ao assunto, como, por exemplo, a teoria do domínio do fato.

Justamente por isso, este livro torna-se essencial ao desenvolvimento do estudo jurídico-penal, sendo indicado a todos aqueles que objetivam aprimorar o conhecimento da matéria em foco, bem como a quem pretenda uma primeira aproximação com o Direito Penal.
 

Sobre o autor:

André Luís Callegari é advogado criminalista, professor, coordenador da Revista Ibero-Americana de Ciências Penais, pesquisador do CNPq sobre o delito de terrorismo e membro do Centro de Estudios de Derecho Penal Económico y de la Empresa (Peru). Doutor em Direito Penal pela Universidad Autónoma de Madrid, doutor honoris causa pela Universidad Autónoma de Tlaxcala (México) e pelo Centro Universitário del Valle de Teotihuacan (México).

__________

Ganhador:

Filipe Rocha Andrade, de Natal/RN

__________

EDITORA FORENSE LTDA