MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Em discurso de posse, Toffoli fará apelo por conciliação
Mediação e conciliação

Em discurso de posse, Toffoli fará apelo por conciliação

Novo presidente do STF ressaltará em discurso que o Brasil precisa coordenar suas diferenças.

Da Redação

terça-feira, 11 de setembro de 2018

Atualizado às 14:02

Nesta semana, o ministro Dias Toffoli assumirá a presidência do STF e do CNJ. Em seu discurso, que já está pronto, Toffoli ressaltará que, para atravessar a crise, o Brasil deve saber coordenar suas diferenças.

t

De acordo com o jornal Valor Econômico, o ministro pretende fortalecer a harmonia entre os poderes e os próprios ministros da Corte, após os sucessivos desgastes nos últimos meses. Toffoli também pretende adotar um perfil diplomático e conciliador para incentivar as boas relações interpessoais entre os colegas.

Ainda segundo o jornal, Toffoli quer investir em uma pauta comum entre Legislativo, Executivo e Judiciário criando uma coordenadoria no CNJ para diagnosticá-las, estimar as cifras e agilizar procedimentos de conciliação para destravar o que está parado, como por exemplo, obras de infraestrutura empacadas há anos no país por força de decisões judiciais.

Mirian Queiroz, diretora da Câmara de Conciliação e Mediação Vamos Conciliar, explica que a conciliação e a mediação são meios alternativos que crescem a cada dia e os incentivos de autoridades só confirmam que o melhor caminho é sempre o acordo.

"A sociedade precisa entender e se adaptar aos meios alternativos de solução de conflitos. Mudar toda uma cultura não é tarefa fácil e nem rápida, mas estamos caminhando para tornar possível." 

_______________

Patrocínio

Patrocínio Migalhas