quarta-feira, 25 de novembro de 2020

MIGALHAS QUENTES

Publicidade

Falecimento

Morre Alexandre Thiollier

O velório será hoje, das 14 às 22h, no Funeral Home, em SP.

quarta-feira, 12 de setembro de 2018

Os mistérios da madrugada trouxeram a triste notícia do falecimento, em SP, de um dos advogados mais conhecidos do país, Alexandre Thiollier Filho (OAB/SP 40.952), aos 66 anos.

                                   tt

                                   tt

Alexandre Honoré Marie Thiollier Filho era nascido em SP, a 13 de novembro de 1951. Formou-se pela Academia de Direito de SP, o Largo S. Francisco, na Turma de 1975.  

Espírito inquieto, logo se notabilizou nos bancos acadêmicos por uma inteligência viva e multifacetada.

Seu pai, Alexandre Thiollier, foi também advogado de nomeada, formado pelas mesmas Arcadas (Turma de 1945). Seu avô, René Thiollier, foi mecenas da Semana de Arte Moderna, de 1922. Era, aliás, no solar dos Thiollier, chantado na avenida Paulista, que havia muitas reuniões de intelectuais.  

A morte de Alexandre Thiollier entristece vivamente os migalheiros, pois se tratava, indiscutivelmente, do mais polêmico dos leitores deste nosso poderoso rotativo.

Tantas foram as missivas, e as polêmicas que ele fomentou em momentos importantes da vida política brasileira, que resolvemos, em 2005, enfeixar tudo num livro, sugestivamente intitulado "Cem Comentários". No lançamento, ocorrido numa festiva noite em SP, afluíram para o local cerca de mil pessoas, fazendo daquele um evento inesquecível.

Com Thiollier, parte um pouco desse jeito jocoso da polêmica. Ele era mestre nisso. Num curto comentário, com estilo inconfundível, passava a ironia e a mordacidade como nenhum outro.

Foi um amigo fiel desta casa, apoiando Migalhas desde os primórdios.

Por isso, o ato de noticiar seu falecimento, hoje, é extremamente doído para quem escreve estas letras. Ele, no entanto, diria, "vai logo, escreve isso aí e vamos comemorar".

O velório do amigo Thiollier será hoje, das 14 às 22h, no Funeral Home (rua São Carlos do Pinhal, 376, Bela Vista, SP).

Por: Redação do Migalhas

Atualizado em: 12/9/2018 08:29