MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Congresso abordará de forma prática o presente e o futuro da Arbitragem
CAM-CCBC

Congresso abordará de forma prática o presente e o futuro da Arbitragem

Evento acontece em SP, dias 22 e 23/10.

Da Redação

terça-feira, 25 de setembro de 2018

Atualizado às 08:56

Para discutir o presente e o futuro da Arbitragem, o Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comércio Brasil-Canadá promove o "V Congresso CAM-CCBC Pan-Americano de Arbitragem". O evento pretende trazer a visão prática desse método extrajudicial que a cada ano se consolida como uma forma eficaz de solução de disputas complexas no Brasil. 

O Congresso reunirá nos dias 22 e 23/10, em SP, cerca de 500 profissionais que terão a oportunidade de interagir com os maiores nomes da Arbitragem do país, de modo a fazer um aprofundamento e uma análise de temas complexos envolvendo o universo arbitral. "Neste ano, a quantidade de pessoas vindas da Europa e da Ásia para o Congresso aqui em SP tem se revelado supreendente, o que é muito bom. Significa que o CAM-CCBC atingiu seu principal objetivo", aponta o presidente do CAM-CCBC, Carlos Forbes.

Os assuntos do congresso são pertinentes ao cenário da arbitragem no Brasil e no mundo. Entre os temas do primeiro dia do evento, destaques para os painéis "Arbitragem e Poder Judiciário: Como está a relação?" e "A arbitragem em construção e energia: Possíveis aprimoramentos no atual contexto", sendo que este último contará com a participação do advogado chileno Juan Eduardo Figueroa para discutir a crescente utilização da arbitragem como um método adequado de solução de conflitos envolvendo matérias de construção e energia.

Outro assunto que continua em evidência e presente em todas as edições do Congresso é o panorama atual da arbitragem com a administração pública, também no primeiro dia do evento. Em 2017, dos 307 procedimentos arbitrais em andamento administrados pelo CAM-CCBC, 10% envolviam administração pública direta ou indireta.

Já o segundo dia será marcado por painéis sobre arbitragem e compliance, além de abordar o procedimento arbitral e o envolvimento com o direito marítimo e matérias societárias. O painel sobre este último assunto, com o título "Arbitragem aplicada aos conflitos societários", contará a participação especial Jeffrey A. Rosenthal, Partner do Cleary Gottlieb (New York). Destaque ainda para os painéis de abertura e encerramento do Congresso com os representantes da comunidade arbitral internacional, George Bermann e Jan Paulsson, respectivamente.

O V Congresso CAM-CCBC Pan-Americano de Arbitragem abrirá o 1st São Paulo Arbitration Week, semana projetada para a comunidade de arbitragem discutir questões prementes e trocar experiências com praticantes estrangeiros.

________________

t

Patrocínio

Patrocínio Migalhas