MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STF absolve deputado Paulo Magalhães de crime eleitoral

STF absolve deputado Paulo Magalhães de crime eleitoral

1ª turma do STF entendeu pela atipicidade da conduta imputada por ausência de comprovação de dolo.

Da Redação

terça-feira, 9 de outubro de 2018

Atualizado às 18:00

Nesta terça-feira, 9, a 1ª turma do STF absolveu o deputado Federal Paulo Magalhães (PSD/BA) do crime de falsidade ideológica eleitoral (caixa dois), descrito no artigo 350 do Código Eleitoral.  O colegiado, por unanimidade, acolheu manifestação do MPF no sentido da atipicidade da conduta imputada por ausência de comprovação de dolo do parlamentar.

t

De acordo com a denúncia, durante a campanha eleitoral de 2010 para o cargo de deputado federal, Magalhães teria supostamente inserido informação falsa na prestação de contas apresentada ao TER/BA. A falsidade consistiria na inclusão da empresa Marketing Indústria e Comércio Ltda como doadora à campanha, tendo ficado comprovada a inexistência da doação.

A ministra Rosa Weber, relatora, pontuou que, para a caracterização do crime de falsidade ideológica eleitoral, além da materialidade delitiva, é imprescindível a demonstração do dolo em praticar as condutas descritas no tipo penal.

Desta forma, comprovado, pela prova dos autos, o desconhecimento pelo denunciado sobre a falsificação do documento utilizado em sua prestação de contas eleitoral, inexiste a possibilidade de responsabilização criminal.  

A ministra assinalou que a ausência de comprovação do dolo torna atípica a conduta imputada ao réu e que o parecer do MPF foi nesse sentido, indicando a improcedência da ação penal.

Desta forma, a ministra votou no sentido da absolvição do deputado com base no artigo 386, inciso III, do CPP, ao reconhecer que o fato não constituiu infração penal.