MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Honorários de sucumbência só podem ser cobrados em ação ajuizada após reforma trabalhista
Justiça do Trabalho

Honorários de sucumbência só podem ser cobrados em ação ajuizada após reforma trabalhista

TRT da 1ª região excluiu condenação imposta à trabalhadora.

Da Redação

terça-feira, 22 de janeiro de 2019

Atualizado às 08:43

A lei 13.467/17 tem aplicação imediata no que se refere às regras de natureza processual. Porém, em relação ao princípio da sucumbência, só tem aplicabilidade às ações ajuizadas após a reforma trabalhista, que entrou em vigor em novembro de 2017. Esse foi o entendimento da 6ª turma do TRT da 1ª região ao dar provimento ao recurso de uma trabalhadora.

A obreira buscou a reforma da decisão que a condenou ao pagamento de honorários de sucumbência no equivalente a 10% sobre o valor atualizado dos pedidos que foram julgados improcedentes. A recorrente narrou que a ação foi proposta antes da lei 13.467/17 entrar em vigor, não podendo a relação de direito material ser regida pela referida lei, ou ainda, ter aplicabilidade no que respeita aos honorários de sucumbência, que têm natureza material e processual.

Ao examinar o recurso, a desembargadora Maria Helena Motta, relatora, observou que "o ato processual - ajuizamento da ação - deve ser regido pela lei vigente à época de sua prática, o que, na hipótese, resguarda a segurança jurídica daqueles que se socorrem do Poder Judiciário, evitando reflexos patrimoniais não previstos pelos demandantes à época do ajuizamento, uma vez que os honorários têm natureza jurídica híbrida, processual e material, tratando-se de direito subjetivo do advogado".

Segundo a magistrada, nas ações ajuizadas antes da reforma entrar em vigor é aplicável o entendimento das súmulas 219 e 329 do TST, pelo qual não se justifica o pagamento de honorários decorrentes da mera sucumbência. Assim, deu provimento ao recurso para excluir o pagamento de honorários de sucumbência.

 

Patrocínio

Patrocínio Migalhas