terça-feira, 27 de outubro de 2020

MIGALHAS QUENTES

Publicidade

Desembargador Cláudio Santos toma posse como novo presidente do TRE/RN

X

terça-feira, 5 de setembro de 2006


Solenidade

 

Desembargador Cláudio Santos toma posse como novo presidente do TRE/RN

 

O TRE já tem, desde à tarde da última sexta-feira, 1/9, um novo presidente.  Em uma solenidade bastante concorrida no hotel Parque da Costeira, o desembargador Cláudio Manoel de Amorim Santos foi empossado como novo presidente do TRE/RN pelo então presidente, desembargador Aderson Silvino de Souza. Indicado pelo Pleno do TJ, no último dia 2 de agosto, o desembargador Cláudio Santos foi eleito presidente na sessão plenária do último dia 31, e exercerá o mandato de dois anos, podendo ser renovado por outros dois. Para o cargo de vice-presidente e corregedor regional eleitoral, foi eleito o desembargador Expedito Ferreira de Souza, que terá mandato de igual período de duração, tendo sua posse sido marcada para ontem, 4/9.

 

Em nome da Corte Eleitoral, o Juiz Cícero Martins discursou saudando o desembargador Cláudio Santos e fazendo um breve relato sobre a vida pessoal e profissional do desembargador. Em seguida Doutor Edílson França, em nome do MPE ressaltou, em seu discurso, a qualidade dos seus julgamentos e que a Corte Eleitoral deste Estado perfila uma das mais avançadas posições dentre as demais Cortes Eleitorais do país.

 

Em seguida, Dr. Paulo Coutinho, representando a OAB, secção RN, destacou em seu discurso a importância do projeto pauta zero, instituído pela atual gestão do TJ e exemplificou isso ressaltando o feito do gabinete de desembargador Expedito Ferreira, que zerou a pauta de seus julgamentos, demonstrando rapidez do Judiciário.  A solenidade também contou com a presença de várias autoridades governamentais, judiciárias e militares.

 

Em seu discurso de posse, desembargador Cláudio Santos fez uma breve retrospectiva de seu ingresso no TJ, agradecendo aos colegas advogados e desembargadores por terem escolhido seu nome em disputa secreta e direta, significando a vontade da classe, tendo sido o mais votado da lista tríplice. "Portanto, tenho palmilhado as pedras da legitimidade, guardado pelas bordas da legalidade, com humildade e firmeza", afirmou. Da mesma forma, afirmou o desembargador, ocorreu na sua escolha para o TRE. "O TJ me indicou, à unanimidade, para ocupar uma das duas vagas do TRE, juntamente com o colega desembargador Expedito Ferreira, seguindo o mesmo critério. Todos os desembargadores mais antigos já cumpriram com sua missão nesta Corte Eleitoral", disse.

 

Sobre como será sua forma de administrar o TRE, desembargador Cláudio Santos avisou: "Com a humildade que Deus me impôs, vou desempenhar as atribuições inerentes ao cargo de administração da justiça eleitoral neste Estado e a jurisdição eleitoral na plenitude do poder que a Constituição da República e as normas jurídicas complementares disciplinam. Nem mais nem menos. Com imparcialidade e razoabilidade, sem amigos ou desafetos. Em exercício de sua missão, o magistrado não os tem. Sairei pela mesma porta que entrei, a única que até presente usei, e que, com a bênção de Deus, utilizarei até o fim: a porta da dignidade!".

 

Ao final, agradeceu aos colegas desembargadores que, com ele, integram a Corte de Justiça Estadual avisando-os de que fiquem certos que não os decepcionará. Dito isso, saudou sua esposa, pais, irmãos, filhos e demais familiares.

 

A cerimônia ainda contou com a outorga da Medalha do Mérito Eleitoral Tavares de Lyra ao ministro de STE e do TSE, José Delgado e ao desembargador e ex-presidente do TRE/RN, Dúbel Cosme. Em seu agradecimento, o ministro José Delgado disse estar bastante emocionado pela homenagem e disse que trazia uma mensagem de absoluta confiança do presidente do STE ao trabalho que será desenvolvido pelo presidente recém empossado no TRE/RN.

____________

Por: Redação do Migalhas

Atualizado em: 5/9/2006 07:57