MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Opice Blum, Bruno, Abrusio e Vainzof Advogados Associados nomeia seu DPO
LGPD

Opice Blum, Bruno, Abrusio e Vainzof Advogados Associados nomeia seu DPO

Nuria López é advogada especializada em Direito Digital e Proteção de Dados.

Da Redação

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

Atualizado às 09:23

Está na essência do Opice Blum, Bruno, Abrusio e Vainzof Advogados Associados, diante da sua especialização e pioneirismo no Direito Digital, pensar e agir de forma disruptiva, com foco na seriedade da sua atuação e no compromisso, perante seus clientes e parceiros, mantendo sólida e moderna estrutura.

 Assim, nomeou como DPO (Data Protection Officer) Nuria López, advogada especializada em Direito Digital e Proteção de Dados, doutora e mestre em Teoria e Filosofia do Direito pela PUC-SP, professora convidada em cursos de pós-graduação e extensão, palestrante e autora de publicações nacionais e internacionais sobre  Proteção de Dados,  Sociedade da Informação, Inteligência Artificial e Neurofilosofia.

Na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), a figura do DPO se apresenta como Encarregado de Proteção de Dados. Seu papel vai muito além de atuar como canal de comunicação entre o controlador, os titulares dos dados e a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), sendo o responsável pela manutenção da cultura de proteção de dados dentro da entidade, orientando e conscientizando os colaboradores a respeito das práticas a serem tomadas em relação a esse assunto, de forma a cumprir as regras de governança corporativa, previsões da LGPD e demais normas aplicáveis. Vinculado diretamente ao mais alto nível de gestão, o DPO orienta e opina para que novos modelos de negócios sejam estabelecidos sob o princípio do privacy by design, visando postura preventiva e medidas proativas e não reativas, de modo a evitar incidentes de violação a dados pessoais.

t