MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Ministra Rosa Weber suspende feriado bancário na Quarta de Cinzas no RJ
Feriado suspenso

Ministra Rosa Weber suspende feriado bancário na Quarta de Cinzas no RJ

Liminar foi deferida na última sexta-feira, 1º.

Da Redação

quarta-feira, 6 de março de 2019

Atualizado às 10:35

A ministra Rosa Weber, do STF, deferiu liminar na última sexta-feira, 1º, para suspender feriado bancário na Quarta-feira de Cinzas no Rio de Janeiro. Decisão se deu em ação ajuizada pela Consif - Confederação Nacional do Sistema Financeiro, e suspendeu os efeitos de recente lei estadual que passou a considerar a quarta pós-carnaval feriado para as instituições financeiras.

A suspensão dos efeitos da lei 8.217/18 vale até julgamento de mérito da ação.

t

Pedido

A Consif ajuizou no STF a ADIn 6.083, contra a lei 8.217/18, do Estado do RJ, que decretou feriado bancário na Quarta-feira de Cinzas. A entidade alega que as instituições financeiras estão sendo seriamente atingidas pela lei estadual que estabeleceu determinação inconstitucional, assim como credores que estejam programados para receber pagamentos no dia 6 de março, sem contar a necessidade de programação e adequação do regime de trabalho de milhares de trabalhadores do sistema bancário em todo o Estado.

Para a Consif, a lei invadiu competência da União para legislar sobre Direito do Trabalho (art. 22, inciso I, da CF), competência já exercida por meio da lei Federal 9.093/95, que define os feriados civis e religiosos. A entidade diz ainda que a norma fluminense usurpou competência privativa da União para regulação do Sistema Financeiro (artigo 22, incisos VI e VII, da CF), alegando que normas Federais já estabeleceram os dias em que não haverá expediente bancário.

Por fim, afirma que a lei fluminense viola diretamente o princípio da isonomia (previsto no artigo 5º, caput, da CF).

No mérito, a Confederação requer que o plenário declare a inconstitucionalidade da lei, a fim de impedir a submissão das instituições financeiras às suas disposições.

Recomendação

Após a decisão da ministra, a Febraban - Federação Brasileira de Bancos recomendou aos seus associados a abertura e o funcionamento de todas as agências bancárias do Estado do Rio de Janeiro na Quarta-feira de Cinzas a partir das 12 horas.

A entidade ressalta, porém, que, como os sistemas de abertura dos cofres das agências são automatizados e estão programados para abertura somente no dia 7/3, algumas agências funcionarão parcialmente e aquelas que não conseguirem mobilizar vigilantes poderão funcionar com ausência de numerário.

 

Patrocínio

Patrocínio Migalhas