quarta-feira, 21 de outubro de 2020

MIGALHAS QUENTES

Publicidade

Maiores de 75 anos poderão ser isentos do IR

quarta-feira, 6 de setembro de 2006


Projeto

 

Maiores de 75 anos poderão ser isentos do IR

 

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou ontem (5/9), em decisão terminativa, projeto que isenta do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) rendimentos percebidos por maiores de 75 anos. O projeto (PLS 313/03 - clique aqui) é de autoria do senador Luiz Otávio, presidente da CAE, e teve como relator o senador Eduardo Azeredo, que apresentou duas emendas à matéria.

 

Pela proposta, estará isento do imposto de renda sobre quaisquer rendimentos percebidos o contribuinte que completar 75 anos. A exceção é para os rendimentos provenientes de aplicações financeiras sujeitas à retenção definitiva do imposto na fonte.

 

O projeto determina também que o Poder Executivo faça estimativa da renúncia fiscal decorrente da medida e a inclua no demonstrativo regionalizado do efeito sobre receitas e despesas resultante de isenções e benefícios fiscais.

 

A proposta inicial do autor fixava a idade para isenção em 80 anos, mas o relator apresentou emenda instituindo a idade de 75 anos.

 

"O projeto de lei mostra-se oportuno e conveniente, sendo complemento importante à recente aprovação do Estatuto do Idoso, uma vez que representa medida efetiva em favor do bem-estar dos contribuintes com idade avançada" argumentou o senador Eduardo Azeredo em favor do projeto.

 

O relator disse também que a proposta atenderá a um número muito reduzido de brasileiros, pois, segundo pesquisa do IBGE recentemente divulgada, a expectativa de vida média do brasileiro é de 71 anos de idade.

___________

Por: Redação do Migalhas

Atualizado em: 6/9/2006 06:25