MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Plano de saúde indenizará paciente que teve mamoplastia negada
Danos morais

Plano de saúde indenizará paciente que teve mamoplastia negada

Mulher necessitava de redução mamária devido a problemas na coluna.

Da Redação

sexta-feira, 15 de março de 2019

Atualizado às 17:23

O juiz de Direito José Wilson Gonçalves, 5ª vara Cível da Comarca de Santos/SP, condenou uma empresa de plano de saúde a indenizar por danos morais uma paciente que teve pedido de cirurgia negado. O valor da reparação foi fixado em R$ 9 mil.

De acordo com os autos, a beneficiária do plano de saúde obteve laudo médico atestando o diagnóstico de gigantomastia que causava sérios problemas em sua coluna. Com a recomendação médica em mãos, após realizar exames, a paciente teve seu pedido de cirurgia de redução de mama negado pela ré, que alegou não cobrir procedimentos cirúrgicos com fins estéticos. 

t

Para o magistrado, "a negativa do plano de saúde baseada no fato de a cirurgia de mamoplastia redutora constar do rol da ANS apenas como necessária nos casos de lesões traumáticas e tumores, como o câncer de mama, implica manifesto desequilíbrio contratual, porque a cobertura de redução necessária à busca da cura e não puramente estética da enfermidade cujo tratamento é coberto pelo plano está inserida nessa cobertura do tratamento dessa enfermidade".

Segundo o juiz, a redução mamária neste caso compreendia o procedimento adequado ao tratamento das fortes e constantes dores na coluna, que, por sua vez, está inserido no rol de coberturas. "Daí por que a recusa foi injusta, abusiva". 

  • Processo: 1013652-06.2018.8.26.0562

Veja a íntegra da decisão

Patrocínio

Patrocínio Migalhas