MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Encontradas no lixo, cartas de Olga Benário e Prestes devem ser devolvidas a filha do casal
História

Encontradas no lixo, cartas de Olga Benário e Prestes devem ser devolvidas a filha do casal

Documentos históricos foram vendidos a homem que faria um leilão em novembro do ano passado.

Da Redação

segunda-feira, 18 de março de 2019

Atualizado às 09:10

Um lote com mais de 300 cartas trocadas entre Luiz Carlos Prestes e Olga Benário, encontradas no lixo em Copacabana e quase leiloadas, deverão ficar com Anita Leocádia Prestes, única filha do casal. A decisão é do juiz leigo Luiz Eduardo Ferreira de Moraes, homologada pelo juiz tabelar Fernando Rocha Lovisi, do 6º JEC de Lagoa/RJ.

t

As cartas foram encontradas por um catador de lixo em Copacabana, Zona Sul do Rio, e vendidas para um homem, que iria leiloá-las em novembro do ano passado. Anita, porém, havia conseguido, em decisão liminar, a suspensão do leilão.

Nesta decisão, o magistrado ressaltou que as cartas possuem caráter estritamente pessoal, pois foram redigidas por uma mulher ao homem que amava, "em momentos de insofismável tristeza e angústia por conta do encarceramento de ambos, e pela filha deles ao pai, dentre outras".

"Portanto, não obstante a inegável carga histórica, entendo que o conteúdo das cartas diz respeito somente à parte autora, única filha de Luiz Carlos Prestes e Olga Benário, que as trará a público se assim lhe aprouver."

Veja algumas das cartas:

t

(Clique para ampliar)

t

Veja a íntegra da decisão.