MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. CCJ da Câmara aprova PL que determina que advogados fiquem na mesma altura que juízes em audiência
Isonomia

CCJ da Câmara aprova PL que determina que advogados fiquem na mesma altura que juízes em audiência

Caso não haja recurso para votação no plenário, PL 6.262/16 segue para o Senado.

Da Redação

quinta-feira, 11 de abril de 2019

Atualizado às 09:07

A CCJ da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira, 10, o PL 6.262/16. A proposta estabelece regras sobre a posição topográfica de advogados em audiências de instrução e julgamento.

t

Segundo o projeto, que altera o Estatuto da Advocacia e da OAB, durante a audiência, os advogados do réu e do autor deverão ficar no mesmo plano topográfico, ou seja, no mesmo piso, e em posição de igual distância, em relação ao magistrado.

A proposta também garante que autoridades, servidores públicos e serventuários da Justiça tratem advogados de forma compatível com a dignidade da função e de forma a garantir condições adequadas para exercício do trabalho.

Segundo o ex-deputado Federal Carlos Bezerra, autor da matéria, apesar de parecer um tema menor, a posição de advogados nas audiências já foi tema de manifestação da OAB, do CNJ e do STF. "O cerne do debate é a igualdade de tratamento entre as partes no curso do processo", disse.

O relator da proposta na CCJ, deputado Federal Fábio Trad, apresentou parecer pela constitucionalidade do texto. O parlamentar avaliou também o mérito do projeto, e considerou a proposta "de bom alvitre, pois se coaduna com o princípio constitucional da isonomia de tratamento nos feitos judiciais, permitindo que os advogados das partes sejam tratados com lisura e respeito, sem qualquer procedimento logístico que os coloquem em posição de inferioridade em relação aos agentes públicos condutores da audiência".

Trad afirmou, ainda, que os membros do MP já têm essas prerrogativas. "Esse tratamento igualitário reflete a essencialidade da advocacia para a Justiça", declarou.

Após a aprovação na CCJ, onde tramitou em caráter conclusivo, a proposta segue agora para o Senado, caso não haja recurso para votação pelo plenário da Câmara.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas