MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. PGR opina pela aprovação de proposta de súmulas vinculantes do STF sobre foro privilegiado
Foro privilegiado

PGR opina pela aprovação de proposta de súmulas vinculantes do STF sobre foro privilegiado

Para Raquel Dodge, a aprovação da proposta confere força normativa à CF/88 e prestigia a jurisprudência do STF.

Da Redação

segunda-feira, 15 de abril de 2019

Atualizado às 08:46

A procuradora-Geral da República, Raquel Dodge, encaminhou uma manifestação ao STF na qual opina pela procedência de proposta de duas súmulas vinculantes sobre o foro por prerrogativa de função.

t

A proposta de edição de súmulas vinculantes foi formulada em maio de 2018 pelo ministro Dias Toffoli após o julgamento do STF que limitou o foro privilegiado a crimes cometidos durante e em função do cargo.

O primeiro enunciado proposto pelo ministro estabelece que "a competência por prerrogativa de foro, prevista na Constituição Federal para agentes públicos dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário e do Ministério Público, compreende exclusivamente os crimes praticados no exercício e em razão do cargo ou da função pública".

Já o segundo enunciado proposto por Toffoli estabelece que "são inconstitucionais normas de Constituições Estaduais e da Lei Orgânica do Distrito Federal que contemplem hipóteses de prerrogativa de foro não previstas expressamente na Constituição Federal, vedada a invocação de simetria".

Na manifestação encaminhada ao STF, a PGR afirma que, no que se refere ao aspecto formal, "a Proposta de Súmulas Vinculantes está suficientemente fundamentada por autoridade legitimada à sua apresentação, atentando-se, inclusive, para a indicação de precedentes do Supremo Tribunal Federal relativos à matéria constitucional debatida".

Já quanto ao mérito, Raquel Dodge diz que os verbetes, de fato, experimento o entendimento do STF sobre a matéria. "O tema albergado pelos enunciados revela-se atual e dotado de potencial efeito de multiplicação de processos sobre idêntica questão."

A PGR sustenta que, diante da multiplicidade de legislações estaduais e distritais conferindo a garantia de prerrogativa de foro a diversas autoridades públicas, é necessário que se confira segurança jurídica, não apenas ao jurisdicionado, como também às próprias instâncias inferiores.

Para a PGR, "a aprovação da presente proposta de enunciados sumulares confere força normativa à Constituição Federal de 1988 e prestigia a reiterada jurisprudência dessa Corte sobre a matéria constitucional debatida".

Assim, manifestou-se pela procedência da proposta dos enunciados.

Confira a íntegra da manifestação.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas