MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Juiz sem esperanças deixa em perigo a Constituição a que serve, afirma Fux
Futuro

Juiz sem esperanças deixa em perigo a Constituição a que serve, afirma Fux

Em recente palestra proferida em Harvard, o ministro falou sobre os desafios para o futuro, destacando seu olhar otimista sobre o Brasil.

Da Redação

quinta-feira, 25 de abril de 2019

Atualizado às 11:13

Em recente palestra proferida no "Brazilian Legal Symposium at Harvard Law School", em Cambridge, o ministro ministro Luiz Fux falou sobre os êxitos e desafios para o futuro da CF/88 e do STF.   

t

O ministro destacou seu olhar otimista sobre o Brasil, lembrando que as boas mudanças são geracionais e, em algumas situações, visualizamos retrocessos pontuais. "No entanto, mesmo em face dos graves conflitos que se descortinam na política, na economia e na vida social, a gerar disfuncionalidades estruturais, eu me recuso a adotar uma postura de pessimismo, ainda que nos momentos mais tormentosos. Afinal, um juiz sem esperanças deixa em perigo a Constituição a que serve."

"Não há milagres nem subterfúgios. O motor da história é olhar para frente, sempre com prudência, responsabilidade e a consciência de que devemos honrar, preservar e adaptar os ideais de futuro que a constituição de 1988 instaurou."

 Veja a íntegra.

Ao final, ele conversou com a TV Migalhas e afirmou que o maior desafio do STF é eliminar protagonismo em matérias pelas quais não tem expertise, e outras em que ele deve deixar para que o próprio Parlamento possa resolver. 

"Entendo que o Supremo vai passar por um momento em que deve enfrentar esse federalismo unitário, que impõe muitas restrições aos Estados brasileiros, que têm suas potencialidades e especificidades."

 

 

 

Patrocínio

Patrocínio Migalhas