domingo, 24 de janeiro de 2021

MIGALHAS QUENTES

Publicidade

Xenofobia

Estudantes portugueses oferecem pedras para serem atiradas em alunos brasileiros

Cartaz foi colocado no corredor da Faculdade de Direito na Universidade de Lisboa.

terça-feira, 30 de abril de 2019

Um grupo de estudantes portugueses colocou um cartaz contra os alunos brasileiros na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, em Portugal. 

"Grátis se for para atirar a um zuca (que passou à frente no mestrado)", dizia o cartaz que estava em cima de uma caixa com pedras. 

t

A palavra Zuca é uma gíria para se referir aos brasileiros. À revista Veja uma das estudantes da Universidade explicou que no ano passado a seleção para o mestrado na instituição abriu antes da graduação terminar e isso fez com que alguns portugueses só se inscrevessem na segunda oportunidade e, por consequência, muitos brasileiros entraram na primeira fase, que tinha mais vagas. 

A direção da faculdade pediu a retirada imediata do cartaz e divulgou uma nota que, apesar de reafirmar o respeito da instituição à "diversidade cultural, étnica e de proveniência", dizia que a faculdade convive com "a autocrítica, o humor e a sátira", sem citar medidas disciplinares. No entanto, a questão foi levada ao reitor da universidade, António Cruz Serra, que anunciou à agência Lusa a instauração de um processo disciplinar. 

De acordo com o Estadão, estudantes estrangeiros prometem uma grande manifestação na porta da faculdade na quinta-feira, 2 de maio, para pedir medidas contra a xenofobia.

Por: Redação do Migalhas

Atualizado em: 30/4/2019 16:09