MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Concessão de registros sindicais será retomada
Sindicatos

Concessão de registros sindicais será retomada

Portaria que estabelece os procedimentos do registro será publicada no Dia do Trabalho, pelo Ministério da Justiça.

Da Redação

terça-feira, 30 de abril de 2019

Atualizado às 18:13

Nesta quarta-feira, 1º, Dia do Trabalho, foi publicada no DOU portaria que estabelece os procedimentos administrativos para o registro de entidades sindicais pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. O lançamento do Registro Sindical Digital ocorreu hoje. 

Paralisada há nove meses, a concessão de novos registros para sindicatos deve ser retomada a partir de 2 de maio sob nova formatação. Em coletiva na tarde desta terça-feira, 30, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, afirmou que a informatização do processo levará mais agilidade à análise dos pedidos.

"É um processo digital, informatizado, transparente, faz uma grande diferença. Eu falo brincando que é uma passagem do registro sindical das páginas policiais para as páginas digitais."

t

Novas autorizações estão vetadas desde julho passado, depois da terceira fase da operação Registro Espúrio, que investiga fraudes e desvios na aprovação de documentos. A operação teve como alvo o ex-ministro do Trabalho Helton Yomura, a ex-deputada Cristiane Brasil (PTB/RJ) e Roberto Jefferson, pai de Cristiane. Desde então mais de 3,4 mil pedidos aguardam resposta.

O ministro Moro também afirmou que a partir de agora, todos os processos de registro sindical tramitarão exclusivamente por meio digital. Segundo o ministro a expectativa é que todos os 25 mil processos, tramitadas ao longo dos últimos 15 anos, estejam disponíveis em meio digital até 2020.

Além disso, Moro destacou que o "propósito da transferência do setor de registro sindical ao Ministério da Justiça e Segurança Pública foi o de prevenir a captura dele por agentes públicos desonestos. Isso será feito por meio de transparência na tramitação dos pedidos e no processo decisório, o que inclui a digitalização. Certamente, caso identificadas fraudes, serão comunicadas." 

Patrocínio

Patrocínio Migalhas