MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STJ: Mera inclusão na malha fina por erro de empresa nas informações à Receita não gera dano moral
Imposto de renda

STJ: Mera inclusão na malha fina por erro de empresa nas informações à Receita não gera dano moral

Erro da empresa causou atraso na restituição de ex-funcionário. Para a 3ª turma, não ficou comprovado abalo de cunho moral.

Da Redação

quarta-feira, 8 de maio de 2019

Atualizado às 09:38

A 3ª turma do STJ afastou a condenação por danos morais de uma empresa que, ao prestar informações erradas à Receita Federal, provocou a inscrição de reclamante trabalhista na malha fina do imposto de renda. Para o colegiado, não ficou comprovado abalo aos direitos de personalidade capaz de ofender o âmago da personalidade do indivíduo - elemento constituinte desse tipo de dano.

t

A ação de compensação por danos morais foi ajuizada após a empresa ter informado à RF o valor errado pago em uma reclamação trabalhista, ocasionando a retenção da declaração do IR do ex-empregado pela autoridade fiscal para averiguações complementares - o que gerou atraso na restituição do imposto.

Em 1º grau, a empresa foi condenada a pagar R$ 4.650 de compensação pelos danos morais, indenização confirmada pelo TJ/SP. Em recurso especial ao STJ, a empresa alegou que não cometeu nenhum dano ou ilícito para justificar a condenação, cujo valor seria excessivo, não tendo sido observados os princípios da proporcionalidade e da razoabilidade.

Definição e pressupostos

A relatora do recurso, ministra Nancy Andrighi, explicou que a jurisprudência do STJ define danos morais como "lesões a atributos da pessoa, enquanto ente ético e social que participa da vida em sociedade, estabelecendo relações intersubjetivas em uma ou mais comunidades, ou, em outras palavras, são atentados à parte afetiva e à parte social da personalidade".

Segundo a relatora, para haver a reparação dos danos morais, devem estar preenchidos, antes de mais nada, os três pressupostos da responsabilidade civil em geral: a ação, o dano e o nexo de causalidade entre eles. Apenas nessa hipótese, surge a obrigação de indenizar.

Com apoio na doutrina de Carlos Alberto Bittar, a ministra ressaltou que o alerta é importante porque "nem todo atentado a direitos da personalidade em geral é apto a gerar dano de cunho moral", pois os danos podem se esgotar nos aspectos físicos ou materiais de uma determinada situação. "Deve-se acrescentar também que não é toda e qualquer situação geradora de incômodo ou dissabor que é capaz de afetar o âmago da personalidade do ser humano", observou.

Retificação

A ministra destacou que, em tese, os inconvenientes de ser retido na malha fina e o risco que isso representa ao indivíduo (multa, processo administrativo, eventual inquérito por sonegação etc.) são elevados e poderiam causar até mais transtornos do que uma inscrição indevida em serviços de proteção ao crédito, como SPC e Serasa.

"Contudo, conforme descrito pelo acórdão recorrido, não houve qualquer ameaça de aplicação de multa ao agravado ou de qualquer outro procedimento que pudesse embaraçá-lo. Ademais, comunicada da situação, a recorrente admitiu o erro e realizou as retificações cabíveis, o que fez que a Receita Federal aprovasse a declaração de Imposto de Renda apresentada pelo recorrido."

Leia o acórdão.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas