MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Dia Mundial de Conscientização dos Transtornos Alimentares é celebrado no Brasil com ações preventivas
Transtornos alimentares

Dia Mundial de Conscientização dos Transtornos Alimentares é celebrado no Brasil com ações preventivas

Eventos acontecem no dia 2/6, em parceria da ASTRAL com a World Eating Disorders Action Day.

Da Redação

quarta-feira, 22 de maio de 2019

Atualizado em 21 de maio de 2019 13:09

 O dia 2 de junho é reconhecido internacionalmente como o Dia Mundial de Conscientização dos Transtornos Alimentares (anorexia e bulimia). A data, oficializada pela Academy for Eating Disorders, tem como objetivo principal promover ações mundiais para conscientizar, sensibilizar e informar a população sobre os problemas relacionados aos distúrbios alimentares.

Atualmente, é observado o aumento da incidência dos transtornos alimentares, especialmente no público adolescente e adulto jovem. Caracterizado por perturbações no comportamento alimentar, as doenças quase sempre vêm acompanhadas de graves problemas físicos e psicológicos, com episódios de depressão, ansiedade e até ideação suicida.

O Brasil será uma das sedes das ações que ocorrem no mundo inteiro, de forma simultânea. Além de São Paulo, outras cidades pretendem aderir à iniciativa, como Curitiba e Belo Horizonte. Todos os locais já possuem eventos confirmados e receberão, na data oficial (2/6), profissionais de saúde voluntários para esclarecer dúvidas e quebrar estigmas sobre os transtornos alimentares.

Em São Paulo, as ações acontecem no Parque Villa-Lobos e são frutos de um trabalho em conjunto do Grupo Especializado em Nutrição, Transtornos Alimentares e Obesidade (GENTA), o Programa de Transtornos Alimentares do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (AMBULIM-IPq-HCFMUSP), o Programa de Atenção aos Transtornos Alimentares da Universidade Federal de São Paulo (PROATA-UNIFESP) e a Associação Brasileira de Transtornos Alimentares (ASTRAL). Uma caminhada será realizada durante o evento e serão distribuídas camisetas, com a logomarca internacional da ação, aos participantes que apresentarem voucher de inscrição via plataforma EventBrite (apoiador do evento).

Ao final, a mobilização no Brasil será referenciada no website oficial do World Eating Disorders Action Day, órgão responsável pela instituição da data mundial. O valor arrecadado por doações será aplicado em outras ações de prevenção.

Sobre a ASTRAL

A ASTRAL foi fundada por Maria Clara Siqueira Castro, grande idealizadora da causa e, hoje, eternizada por todo exemplo de luta e ajuda ao próximo. Maria Clara lidava com um transtorno alimentar gravíssimo: a bulimia nervosa. Percebendo a carência de informações sobre o tema, buscou reunir especialistas na área da psiquiatria, psicologia, clínica médica, nutrição e endocrinologia para formar um corpo técnico de excelência que pudesse atender, em todo o Brasil, meninas e jovens adolescentes portadoras de distúrbio alimentar, dando vida à ONG ASTRAL. Formou-se em Direito, mas dedicou grande parte da sua vida às causas sociais, sendo homenageada pela SiqueiraCastro, no qual era sócia, com a criação do Instituto Maria Clara, que auxilia mais de 80 associações carentes e está patrocinando a ação. Hoje, a ASTRAL conta com o apoio do Ambulim (Programa de Transtornos Alimentares do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), um dos maiores centros especializados do Brasil e da América Latina no tratamento de transtornos alimentares.

Locais confirmados:

  • São Paulo - 9h00 às 15h00 - Parque Villa-Lobos Avenida Professor Fonseca Rodrigues, 2001, Alto de Pinheiros
  • Curitiba - 10h00 às 12h00 - Parque Birigui, Av. Cândido Hartmann, Bigorrilho
  • Belo Horizonte - A partir das 11h00 - Praça Diogo de Vasconcelos, s/n, Savassi