MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. PL: Demitido por justa causa poderá receber seguro-desemprego

PL: Demitido por justa causa poderá receber seguro-desemprego

Da Redação

terça-feira, 19 de setembro de 2006

Atualizado às 15:13


Benefício

 

PL: Demitido por justa causa poderá receber seguro-desemprego

 

A Câmara analisa o PL 7201/06 (clique aqui), do deputado Carlos Mota, que estende o pagamento do seguro-desemprego ao trabalhador que contestar na Justiça a demissão por justa causa. Segundo o texto, o benefício deverá ser pago até a conclusão da ação trabalhista. Caso contrário, o empregador será obrigado a recolher ao FAT, a título de multa, o valor correspondente ao dobro da remuneração total prevista no contrato na data da dispensa.

 

Pela legislação em vigor, somente após o julgamento final, o trabalhador passa a ter direito ao seguro, se a decisão judicial for favorável a ele.

 

Dignidade

 

Na avaliação de Carlos Mota, "é necessário corrigir distorções da legislação, em obediência aos princípios da dignidade do trabalhador e do valor social do trabalho". Em sua opinião, estender o benefício ao trabalhador que aguarda a decisão judicial é essencial para garantir recursos que mantenham sua família até a obtenção de um novo emprego. "Atualmente, ele é obrigado a esperar durante período em que corre processo trabalhista", observa.

 

A proposta altera a Lei do Seguro-Desemprego (Lei 7.998/90 - clique aqui).

 

Tramitação

 

O projeto será analisado em caráter conclusivo pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara.

__________

 

Patrocínio

Patrocínio Migalhas